+351 21 151 71 00

Uso de meios complementares de diagnóstico imagiológicos em contexto de COVID-19

Perante a situação de risco epidemiológico da infeção COVID-19 pelo vírus SARS Cov-2, a Direção do Colégio de Especialidade de Radiologia emitiu as seguintes recomendações sobre a utilização dos métodos de imagem, que podem ser visualizadas no documento em anexo:

Radiologia – Uso métodos Imagem COVID19

Anexo 1 – Algorito metodos de imagem para COVID-9

Anexo 2 – relatorio estruturado – TC TORÁCICO EM SUSPEITA DE INFEÇÃO POR COVID

Anexo 3 – score – NEWS2 Chart 1_The NEWS scoring system_0_0

Anexo 4 – Notas – aplicacao score NEWS

Atualização às recomendações feitas em 20 de Março:

«Dado o contexto atual e procurando integrar os novos conhecimentos sobre a utilização dos exames de imagem numa abordagem inicial em doente com suspeita de infeção por COVID, vem o Colégio de Radiologia agora [novembro 2020] precisar:

A TC torácica em serviços de urgência com atendimento especializado para o diagnóstico rápido de infeção por COVID, poderá, sempre que associado a uma equipa clínica especializada e à realização do teste por PCR, ser considerado de primeira linha dado complementar o resultado do mesmo. Esta avaliação não deverá contudo reduzir a capacidade de resposta desses Serviços de Saúde, aos exames provenientes da urgência,  do internamento e aos exames de ambulatório considerados prioritários.

Nessas condições mantém-se necessário diminuir ao máximo a mobilização dos doentes com possível infeção por COVID e ter os cuidados já estabelecidos na sua mobilização e desinfeção da sala de TC entre doentes.

Em todas as outras situações o documento anterior mantém-se válido.

Direção do Colégio de Radiologia da Ordem dos Médicos

Prof. Dr. Hugo Marques; Dra Rosana Santos; Dr. Nuno Carrilho Ribeiro; Dra Isabel Duarte; Dra Amélia Estevão; Dra Margarida Ferreira ; Dra Manuela Certo; Dr Paulo Morgado; Dr Vasco Mendes

Nota: agradecimento ao grupo de peritos consultados: Dra Marta Simões; Dr José Castelo Branco; Dr Joâo Inácio; Dra Fátima Morais; Dr António Madureira»