+351 21 842 71 00

Nesta secção incluímos artigos de opinião de médicos sobre os mais diversos assuntos. Para uma consulta mais célere pode usar a pesquisa do site para localizar por temas, por autor ou recorrendo a palavras chave.

Para publicar nesta secção envie o seu artigo, em formato word, para o e-mail rom@ordemdosmedicos.pt. Deverá também enviar uma fotografia em formato digital de imagem (jpeg ou tiff).

A Eutanásia

Autor: Carlos M. Costa Almeida, Ex-Director de Serviço de Cirurgia do HG(Covões)-CHUC; Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra; Presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Carreira Hospitalar   A palavra eutanásia deriva dum vocábulo grego composto por “eu” (bom) e “thanatos” (morte), e literalmente significava “boa morte”, no sentido duma…

A primeira década de Medicina na Universidade do Algarve

Autor: Rodrigo Miguel Loureiro, Médico interno de formação específica em Medicina Geral e Familiar na USF Novo Norte (Arouca)   Introdução O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve (UAlg) fez 10 anos de existência. O curso de Medicina da UAlg, anunciado publicamente em 2008 pelo XVII Governo Constitucional, foi descrito pelo…

SAOS e a carta de condução

Autora: Karla Coelho Marín, Médica Interna do 4º ano de Formação Específica em MGF (UCSP S. Neutel, Centro Saúde Chaves 1)   A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono é caracterizada por episódios recorrentes de apneias ou hipopneias do fluxo aéreo oro-nasal, secundários a um colapso da via aérea superior durante o…

Internatos médicos à portuguesa

Autor: Carlos Costa Almeida, Ex- Director de Serviço de Cirurgia do HG-CHUC, Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, Presidente da APMCH   Uma amiga minha holandesa veio a Portugal há anos, em trabalho, e aproveitou para dar uma volta de carro pela zona centro do país. Quando regressou, disse-me: “Tu…

Agressão ou laranjada?

Autor: Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos   Artigo de opinião publicado no “Correio da Manhã” no dia 23 de janeiro de 2020.   As novas propostas do Ministério da Saúde para acabar com a violência contra profissionais parecem um sketch humorístico. Depois do gabinete de segurança a funcionar junto…

Interação MGF – MFR

Autor: André Nogueira Carvalho, Médico Interno de formação específica de Medicina Geral e Familiar na USF Vale do Vez   Os médicos de família deparam-se, frequentemente, com patologia musculosquelética e sequelas neurológicas, nomeadamente pós-AVC, na sua lista de utentes. Problemas esses que acarretam alterações funcionais e merecem uma intervenção adequada no…

A exaustão do Cuidador Informal no seio familiar

Autor: Bernardo Miguel Morais Pereira, Médico Interno de Formação específica de MGF, USF Ruães (ACeS Cávado I – Braga)   As alterações demográficas em Portugal, com o envelhecimento da população, têm repercussões em toda a dinâmica familiar quando um dos elementos fica dependente, sendo estas alterações tanto maiores quanto maior for…

Será o tempo de consulta suficiente?

Autor: Catarina Martins de Macedo, Médica Interna do 4ºano de MGF, USF Pró-Saúde (ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira)   A duração média das consultas, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, tem uma grande variabilidade dentro da Europa. Em Portugal, o tempo de consulta no médico de família é, em…