+351 21 151 71 00

Nesta secção incluímos artigos de opinião de médicos sobre os mais diversos assuntos. Para uma consulta mais célere pode usar a pesquisa do site para localizar por temas, por autor ou recorrendo a palavras chave.

Para publicar nesta secção envie o seu artigo, em formato word, para o e-mail rom@ordemdosmedicos.pt. Deverá também enviar uma fotografia em formato digital de imagem (jpeg ou tiff).

Ascensão e queda do SNS

Autor: João Miguel Nunes “Rocha” Brama-se nos congressos, quando tal convém, que o 25 de Abril nos trouxe a liberdade, que nos desamordaçou. Mas não obstante recordar o 25 de Abril como um dia feliz, em que não arredei pé do largo do Carmo até Marcelo Caetano ser levado na chaimite,…

Viver em democracia é bom

Autor: M. M. Camilo Sequeira, Médico aposentado A Democracia poderá ser uma forma de governar imperfeita porque considera que todas as opiniões, mesmo as que a desconsideram, merecem exprimir-se livremente e porque reconhece a qualquer cidadão exactamente a mesma competência na escolha dos seus dirigentes, de todos eles, segundo o princípio…

Decidir ou não decidir, eis a questão

Autor: José MD Poças (Médico especialista em Medicina Interna, Infeciologia e Medicina do Viajante; Diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do CHS em Setúbal; Médico Assistente da única doente que, em Portugal, está a ser medicada com antiretrovirais injetáveis)   Texto  “Os Homens não desejam aquilo que fazem, mas os…

Um SNS E-mailofílico

Autor: Maria Teresa Silva, médica especialista em Medicina Geral e Familiar   Todos os dias, a todas as horas, a cada minuto… como o pêndulo de um relógio que oscila sem parar… tic-tac, tic-tac… os alertas de novos e-mails seguem-se incansavelmente nas caixas de correio eletrónico dos profissionais dos cuidados de…

Em defesa da Honra

Autor: José  Manuel Pavão, presidente da assembleia-geral da CMLP (Comunidade Médica de Língua Portuguesa)   Mesmo correndo o risco de que algum dos leitores possa presumir que este modesto texto de opinião seja mais um testemunho duma expressão corporativa entre oficiais do mesmo oficio, ainda assim decidi que era meu…

Voz populista

Autor: Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos *este artigo foi publicado originalmente no Correio da Manhã, edição de 21/07/2022. Disponível AQUI O Ministério da Saúde (MS), através do SEAS, disse aos portugueses que mais vale ter um médico que não ter médico nenhum, clarificando que existem médicos de família…

A “violência ao obstetra”

Autor: Maria Gonçalves, Ginecologia-Obstetrícia Muito se fala de VIOLÊNCIA; de género, doméstica, machista, obstétrica, vicária etc. Definitivamente o termo violência faz parte do novo léxico e sem dúvida está na moda, sendo “in” e actual. Estando na ordem do dia é portanto indiscutível e inargumentável. E assim vou aproveitar o termo…