+351 21 842 71 00

Nesta secção incluímos artigos de opinião de médicos sobre os mais diversos assuntos. Para uma consulta mais célere pode usar a pesquisa do site para localizar por temas, por autor ou recorrendo a palavras chave.

Para publicar nesta secção envie o seu artigo, em formato word, para o e-mail rom@ordemdosmedicos.pt. Deverá também enviar uma fotografia em formato digital de imagem (jpeg ou tiff).

Imortalidade para quê?

Autor: M. Camilo Sequeira, Médico aposentado   Um dos grandes contributos da ciência à nossa vida complexa foi ensinar-nos que somos animais exactamente como todos os outros diferentes que conviveram no nosso espaço e com quem competíamos pela posse e pelo controlo das áreas territoriais que queríamos nossas. Terá sido bem…

Relação médico-doente: Miguel Guimarães

Autor: Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos   Discurso proferido na apresentação do livro “A relação médico-doente: um contributo da Ordem dos Médicos” no dia 25 de novembro de 2019.   Distintos convidados, permitam-me que, nas pessoas dos senhores ex-bastonários aqui presentes, Dr. Germano de Sousa, Dr. Gentil Martins e…

Relação médico-doente: José Poças

Autor: José M D Poças, diretor do serviço de Doenças Infeciosas do CHS Discurso proferido na apresentação do livro “A relação médico-doente: um contributo da Ordem dos Médicos” no dia 25 de novembro de 2019.   Gostaria de começar esta minha intervenção por agradecer vivamente a todos os que contribuíram para…

Relação médico-doente: António Barreto

Autor: António Barreto, sociólogo Discurso proferido na apresentação do livro “A relação médico-doente: um contributo da Ordem dos Médicos” no dia 25 de novembro de 2019.   O Médico e o seu Doente ou O Doente e o seu Médico Miguel Guimarães, bastonário da Ordem José Poças, coordenador deste livro…

Jovens, querem ser médicos? Não!

Autora: Carolina Aires Jovens, querem ser médicos? Não. Querem ser Médicos de Família? Não! Não! Não! Estou na casa dos 30, sou casada, tenho 2 filhas pequeninas (giras e simpáticas, sou uma mãe babada), todos temos saúde e vai havendo folga orçamental para as contas mensais. Pais com pouca doença. Amigos bons….

Sobre ser a única interna numa USF

Autora: Débora Alves Fonseca, Interna de Formação Específica de MGF da USF Além D’Ouro (ACeS Espinho/Gaia)   Chegando a época da escolha da especialidade, surgem as dúvidas além da especialidade: o local de internato. Esta é uma questão muito importante com a qual os candidatos se deparam e com a qual…