+351 21 151 71 00

Nesta secção incluímos artigos de opinião de médicos sobre os mais diversos assuntos. Para uma consulta mais célere pode usar a pesquisa do site para localizar por temas, por autor ou recorrendo a palavras chave.

Para publicar nesta secção envie o seu artigo, em formato word, para o e-mail rom@ordemdosmedicos.pt. Deverá também enviar uma fotografia em formato digital de imagem (jpeg ou tiff).

A centelha

Autor: João Miguel Nunes “Rocha” A centelha – que animou uma porção de água inquinada por outras moléculas e átomos e lhes deu forma, vida e funções, e a capacidade de se reproduzirem e evoluírem como seres unicelulares potencialmente imortais, ou de se reunirem em organismos multicelulares cuja geometria plástica…

Riscos Psicossociais e Teletrabalho

Autora: Rita Marques da Costa Interna de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar, 4º ano USF Aníbal Cunha, ACeS Porto Ocidental     Ao longo das últimas décadas e desde a introdução plena das novas tecnologias no dia-a-dia da sociedade atual, foi sendo implementado o conceito de teletrabalho. Embora…

Cuidar enquanto há vida – uma alternativa à eutanásia

Autora: Bruna Filipa Vilaça Rodrigues Interna de formação específica de Medicina Geral e Familiar, 4º ano USF São Vicente ACeS Tâmega II – Vale do Sousa Sul       Portugal é um país cada vez mais envelhecido, ocupando o “top 3” dos países da União Europeia com maior índice…

Juventude no século XXI

Autor: M.M. Camilo Sequeira, Médico aposentado Convencionemos que a juventude se vive nos primeiros 30 anos de vida. No pós segunda guerra mundial a vontade de não se repetir tal dramático dominou as políticas de vários países, mormente no mundo ocidental, tendo-se criado um tempo de viver com maior prosperidade também relacionado…

SAPE VELHO

Autor: João Miguel Nunes “Rocha” A geração que está a ser o alvo preferencial do desfecho fatal nesta pandemia, dadas a sua fragilidade e velhice e a incúria da tutela, teve em geral, uma vida difícil e um final medonho. Nasceram durante – ou pouco depois de – a segunda…

Terra de ninguém

Autor: Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos *este artigo foi publicado originalmente no Correio da Manhã a 24/06/2021. Disponível AQUI   A grande diferença desta pandemia para outras emergências de saúde pública na nossa história está, sobretudo, na mobilidade incontornável num mundo globalizado. Sabemos que o controlo de fronteiras,…

Carta Aberta sobre o Sistema de Saúde

Autor: António Gentil Martins, médico Elísio de Moura, o primeiro bastonário da Ordem dos Médicos, no seu Relatório de final de mandato, em 1941, sugeria a criação de um Serviço Nacional de Saúde. Em 1961 na Câmara Corporativa Mello e Castro propunha igualmente a criação de um SNS. Posteriormente em 1971…