+351 21 842 71 00

Nesta secção incluímos artigos de opinião de médicos sobre os mais diversos assuntos. Para uma consulta mais célere pode usar a pesquisa do site para localizar por temas, por autor ou recorrendo a palavras chave.

Para publicar nesta secção envie o seu artigo, em formato word, para o e-mail rom@ordemdosmedicos.pt. Deverá também enviar uma fotografia em formato digital de imagem (jpeg ou tiff).

Doctor Shopping – o papel do Médico de Família

Autor: Sara Domingues, Médica Interna do 4º ano de Formação Específica em MGF (USF Pró-Saúde, ACeS Cávado II Gerês/Cabreira)   O fenómeno Doctor Shopping é um fenómeno atual na prática clínica e que me preocupa enquanto futura Médica de Família. A escassez de estudos publicados nesta área não retira, ou não…

Gestão de expectativas e pedidos dos utentes

Autor: Daniela Lopes Morgado, Médica Interna de Formação Específica em MGF (USF Novos Rumos – ACeS Alto Ave)   Diariamente somos confrontados com expectativas e pedidos dos nossos utentes, durante a consulta, acerca da prescrição de meios complementares de diagnóstico, novos tratamentos, referenciações para consultas hospitalares, declarações para múltiplos propósitos, entre outros….

Peste no século XXI

Autor: M.M. Camilo Sequeira, Médico aposentado   Os registos históricos dizem-nos que a Yersinia Pestis dizimou a população da Eurásia em dois períodos dramáticos. O primeiro entre cerca de 541 e 750 com dezoito grandes surtos conhecidos e o segundo entre cerca de 1325 e 1494 com um número superior de grandes…

Triiimmmm…Triiiimmmm, Noc…Noc

Autor: Lígia Costa Rocha, Médica interna do 4º ano de de MGF na UCSP B Centro de Saúde Chaves nº1 Quantas e quantas vezes, nós, médicos, vemos o nosso consultório invadido por estas duas onomatopeias, ruidosas, perturbadoras e frequentemente simultâneas? A consulta médica sagra-se pelo compromisso estabelecido entre médico e doente, num…

Decisão Clínica partilhada com o doente

Autor: M.M. Camilo Sequeira, Médico aposentado   Vivemos hoje em democracia e julgo que a muito grande maioria de nós acredita que este é o sistema de gestão da vida colectiva que melhor se adapta ao específico dos seres que somos. É este contexto que permite o reconhecimento de direitos a todos…

A intuição do doente

Autor: Mélina Carvalho Lopes, médica interna de 4º ano de formação específica de MGF na USF MaxiSaúde (ACeS Cavado I Braga)   Sabe-se que o cancro da mama é o tumor mais comum em todo o mundo e a segunda causa de morte em mulheres.1 Apesar de não ser dos…

A relação Médico Doente terá futuro?

Autor: M.M. Camilo Sequeira, Médico aposentado   A prática assistencial que era padrão há 50 ou há 30 anos alterou-se de forma rápida para o paradigma actual, criando-se de facto um novo padrão, que muitos, talvez a maioria, entendem como uma mudança para melhor. E se olharmos para as novas especialidades farmacêuticas,…