+351 21 842 71 00

Eleições 2020

Leia no anexo a informação referente à fixação do número de Membros da Assembleia de Representantes e Conselhos Disciplinares Regionais:

Download: Info – membros AR e CDR

Leia no anexo a informação referente à disponibilização dos cadernos eleitorais, prazo de apresentação de candidaturas e alterações ao sistema de votação:

Download: Informação Eleições Triénio 2020-2022

CALENDÁRIO ELEITORAL
TRIÉNIO 2020 /2022

2019
OUTUBRO 15 – Data limite para afixação dos cadernos eleitorais (art. 6.º n.º 1 Regulamento Eleitoral – RE)
OUTUBRO 22 – Data limite para a aceitação das reclamações aos cadernos eleitorais (art. 7.º n.º 1 RE)
OUTUBRO 29 – Decisão das reclamações (art. 7.º n.º 2 RE)
NOVEMBRO 04 – Afixação definitiva dos cadernos eleitorais (art.º 7.º n.º 3 RE)
NOVEMBRO 18 – Prazo limite para apresentação das candidaturas a Bastonário, à Assembleia de Representantes, ao Conselho Superior, aos órgãos regionais, órgãos sub-regionais e Conselhos Médicos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (art. 8.º RE)
NOVEMBRO 25 – Prazo limite para a verificação da regularidade das candidaturas e a elegibilidade dos candidatos a Bastonário, à Assembleia de Representantes, ao Conselho Superior, aos órgãos regionais, órgãos sub-regionais e Conselhos Médicos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (art. 13.º n.º 1 RE)
Sem data fixa – 7 dias a contar da notificação do respetivo mandatário – prazo para regularização das candidaturas a Bastonário, à Assembleia de Representantes, ao Conselho Superior, aos órgãos regionais, órgãos sub-regionais e Conselhos Médicos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
Sem data fixa – até 5 dias após a aceitação definitiva das candidaturas – sorteio das listas (art. 14.º RE)
JANEIRO 02 – Prazo limite para envio dos boletins de voto e passwords para voto eletrónico, carta explicativa sobre o processo eleitoral, exemplar das listas concorrentes com síntese dos respetivos programas (art. 16.º RE)

2020
JANEIRO 16 – Constituição das Assembleias e Secções de voto e ato eleitoral (art. 1.º n.º 1 RE)
Sem data fixa – Nos 5 dias subsequentes – publicação dos resultados eleitorais no site nacional da Ordem dos Médicos (art.º 28.º n.º 3 RE)
Sem data fixa – nos 7 dias a contar do apuramento final dos resultados eleitorais – impugnação do ato eleitoral (art. 29.º n.º 1 RE)
JANEIRO 27 – Prazo limite para anúncio da realização da 2ª volta para Bastonário da Ordem dos Médicos (art. 27.º n.º 1 RE)
FEVEREIRO 03 – Prazo limite para envio dos boletins de voto e passwords para voto eletrónico, carta explicativa sobre o processo eleitoral, exemplar das listas concorrentes com síntese dos respetivos programas (art. 27.º, n.º 2 RE)
FEVEREIRO 20 – Constituição das Assembleias e Secções de voto e ato eleitoral (art. 1.º n.º 2 RE)
Sem data fixa – Nos 5 dias subsequentes – publicação dos resultados eleitorais da 2ª volta no site nacional da Ordem dos Médicos (art.º 28.º n.º 3 RE)
Sem data fixa – nos 7 dias a contar do apuramento final dos resultados eleitorais da 2ª volta – impugnação do ato eleitoral (art. 29.º n.º 1 RE)

 

Eleições 2017

Eleições Triénio 2017/2019

 Anúncio

Em virtude da não apresentação de candidaturas, o Conselho Nacional anuncia a repetição do ato eleitoral para os órgãos sociais da Ordem dos Médicos, triénio 2017/2019, que será realizado no dia 18 de Janeiro de 2018, para a Sub-Região do Ribatejo e para a Região Autónoma da Madeira. Os órgãos sociais a eleger por estas sub-regiões são os seguintes:

Sub-região do Ribatejo: membros para a Assembleia de Representantes, Mesa da Assembleia Sub-Regional e Conselho Sub-Regional;

Região Autónoma da Madeira: membros para a Assembleia de Representantes.

Chama-se a atenção dos médicos que pretendam apresentar candidaturas para os referidos órgãos que as condições de elegibilidade são as constantes do artigo 16.º do Estatuto da Ordem dos Médicos e que, para o exercício de funções, terá de ser respeitado o preceituado no artigo 17.º. Qualquer médico inscrito nas referidas sub-regiões, com inscrição em vigor e no pleno exercício dos seus direitos, pode votar e ser eleito para os órgãos. As regras aplicáveis às eleições são, para além das normas estatutárias, as constantes do Regulamento Eleitoral n.º 663/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 14 de Julho de 2016.
anuncio – eleicoes 2017

Relativamente ao ato eleitoral de dia 19 de Janeiro de 2017, eleição dos órgãos sociais da Ordem dos Médicos, relativamente ao triénio 2017/2019. Divulgamos os resultados apurados:


Começa dia 3 de Janeiro a consulta eleitoral para os órgãos sociais da Sub-Região do Ribatejo e para a Assembleia de Representantes do Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira.

Como anunciado previamente, a votação será efetuada com recurso ao sistema de voto eletrónico. Por esse motivo, a partir de hoje irá receber no seu telemóvel uma mensagem com um código PIN, essencial para exercer o seu direito de voto. Este código deverá ser guardado até efetuar a votação, podendo em caso de necessidade ser recuperado até às 20 horas do dia 18 de Janeiro de 2018, contatando, para o efeito, os serviços da Ordem dos Médicos.

 

Receberá, no número de telemóvel que tem registado na Ordem dos Médicos, uma SMS com um código PIN (se não receber o seu código, por favor, contacte os serviços da Ordem dos Médicos).

 

Para efetuar a votação eletrónica, realize os seguintes passos:

  1. Na posse desse código PIN, acederá à plataforma de voto eletrónico clicando no link da mensagem (se o seu telemóvel permitir o acesso à internet), ou acedendo diretamente com recurso ao endereço eletrónico – https://goo.gl/u4dqPM (SUB-REGIÃO DO RIBATEJO) ou https://goo.gl/4C4YPG (REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA), que o encaminhará para a plataforma de voto.

 

  1. Após deverá preencher os seguintes campos:
  • º de cédula profissional
  • PIN
  • Data de Nascimento
    • Deverá introduzir a mesma com recurso ao formato – DD-MM-AAAA
    • e., se nasceu a 01 de fevereiro de 1973 deverá introduzir: 01-02-1973

 

  1. Acederá aos boletins de voto (um boletim de voto para a Assembleia de Representantes do Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira, três boletins de votos para os órgãos sociais da sub-região do Ribatejo).

3.1 – Marque a sua escolha em cada um dos boletins de voto.

3.2 – Após ter selecionado a sua escolha em todos os boletins, confirme as suas opções para concluir a votação clicando no botão submeter voto.

3.3 – Após confirmação do seu voto surgirá a mensagem “votação submetida com sucesso”. O seu voto fica assim validado.

 

  1. Só pode votar uma vez.

4.1 – O sistema não permitirá novas votações ou correção do voto efetuado.

4.2 – O voto eletrónico, por não ser rastreável em todo o processo, não pode ser alterado nem anulado após a votação inicial.

 

Se, no entanto, preferir continuar a exercer o seu direito através de boletim de voto em papel, poderá fazê-lo por votação direta, no dia 18 de janeiro, na sede da Sub-Região do Ribatejo (Av. Bernardo Santareno, 43, 1º Esqº, em Santarém) ou na sede do Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira (R. Nova de São Pedro, 54 – 1º, Funchal).

 

Para mais informações contacte a Ordem dos Médicos pelo telefone 215 917 500, entre as 9h00 e as 18h00, ou pelo e-mail omsul@omsul.pt.

 

Participe! Mais do que um direito, o seu voto é essencial para valorizar a Medicina!

Juntos, tornamos a Ordem dos Médicos mais forte!

 

Com os melhores cumprimentos,

O Bastonário da Ordem dos Médicos

​Dr. Miguel Guimarães

 

DOWNLOAD
Madeira AR 2017
Ribatejo 2017
Ribatejo AR 2017