+351 21 842 71 00

PESQUISA APENAS NO ARQUIVO DA REVISTA DA ORDEM DOS MÉDICOS

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

A ROM – Revista da Ordem dos Médicos aceita a submissão para publicação de artigos de opinião e história. Poderão ser publicados, por convite, outro tipo de artigos (atualidade, entrevista, etc.).

A submissão deve respeitar as seguintes normas:

– Os artigos devem ser redigidos em português e enviados em documento word;

– O artigo deve ter um título conciso (máximo 70 caracteres incluindo espaços);

– O artigo deve ter um resumo inicial descritivo da intenção do artigo/autor cujo número de caracteres não deve exceder os 400 incluindo espaços;

– Deve ser enviada simultaneamente uma fotografia do autor em formato digital de imagem (jpeg ou tiff) com um mínimo de 300 dpis de definição (ou 2 mega de tamanho mínimo se for Jpeg ou 4 mega se for na extensão Tiff);

– A identificação do autor deve incluir o nome e especialidade (a afiliação institucional e/ou cargo é opcional).

Artigos de Opinião

– O tamanho máximo dos artigos de opinião deve ser 7.000 caracteres (incluindo espaços);

– Os artigos de opinião não devem incluir mais de 5 referências.

Artigos de História

– O tamanho máximo dos artigos de história é 10 mil caracteres (incluindo espaços);

– Os artigos de história podem incluir até 10 referências.

Notas Finais

– Gráficos ou quadros devem ser enviados em PDF de alta resolução (300 dpi’s) ou em formato imagem desde que respeitando as características técnicas já indicadas.

– Os autores devem ter sempre em atenção a necessidade de reduzir o texto caso queiram incluir imagens, gráficos ou quadros (quanto maiores forem estes elementos, mais caracteres deverão reduzir/cortar ao limite máximo). O texto deverá ser reduzido em pelo menos 400 carateres por cada imagem/quadro/gráfico que seja enviado.

– A localização das fotografias e todas as outras questões gráficas dependem apenas de critérios editoriais da ROM.

– O conteúdo e as opiniões emitidas são da exclusiva responsabilidade dos autores, bem como a obrigatoriedade de acautelarem questões de direitos de autor quanto a quaisquer elementos que utilizem (imagens, citações, etc.).

– Os artigos podem ser recusados por incumprimento das normas. No caso de aceitação, o autor assume implicitamente a transferência dos seus direitos de autor para a ROM e que o conteúdo não está publicado, nem foi nem será submetido para publicação (no todo ou em parte) em qualquer outro suporte sem a devida referência à prévia publicação na Revista da Ordem dos Médicos.

– Artigos já publicados noutras revistas ou jornais só serão publicados a convite expresso da direção da ROM, cabendo ao autor pedir as autorizações que forem devidas e fazendo menção inequívoca à prévia publicação.