+351 21 842 71 00

Urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta encerrada à noite

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta está fechada por tempo indeterminado, desde segunda-feira, entre as 20h00 e as 08h00, todos os dias da semana.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considerou, em entrevista ao programa “Bom dia Portugal”, da RTP, que a situação que se vive na urgência pediátrica do Garcia de Orta é “grave”. E deixou um alerta: todos os hospitais estão com dificuldades, o que pode levar às pediatrias de outras unidades de saúde deixarem também de fazer urgências.

De acordo com Miguel Guimarães, a situação é ainda mais crítica porque “estamos a chegar a uma altura de inverno”, o que “vai levar a um fluxo de doentes cada vez maior. As pessoas estão a ficar saturadas, portanto, não nos admiraremos que amanhã existam pediatras” de outras instituições, tal como Santa Maria ou a Estefânia, “que também abandonem ou deixem de fazer urgência porque já têm mais de 55 anos”.

“Os hospitais neste momento estão todos com dificuldades. Existem mesmo hospitais que estão abaixo daquilo que é o número mais indicado para o serviço de urgência”. “Isto tem de ter uma solução de fundo, mas rápida”, asseverou.

Pode ver e ouvir a intervenção de Miguel Guimarães no “Bom Dia Portugal”, AQUI.

No dia 18 de outubro publicávamos uma notícia que dava conta do encerramento da urgência pediátrica por duas vezes, em três dias.