Terapêutica com inibidor da bomba de protões (IBP) de longa duração

Recomendação

Escolha não prescrever terapêutica com inibidor da bomba de protões (IBP) de longa duração sem antes tentar suspender ou reduzir a terapêutica para a dose mínima eficaz.

Justificação

A terapêutica com IBP de longa duração pode ser necessária na doença de refluxo gastro-esofágico ou na dispepsia funcional (síndroma de dor epigástrica). Após curso inicial de 4-8 semanas de terapêutica com IBP deve ser tentada a sua suspensão, devendo esta ser reiniciada se houver recorrência dos sintomas com impacto na qualidade de vida. A terapêutica com antiácidos on demand é uma alternativa em caso de sintomas ligeiros ocasionais.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Guidelines for the Diagnosis and Management of Gastroesophageal Reflux Disease. Philip O. Katz , Lauren B. Gerson and Marcelo F. Vela
    Am J Gastroenterol 2013; 108:308–328; doi:10.1038/ajg.2012.444
  • Management of Dyspepsia. Moayyedi PM et al. Am J Gastroenterol 2017; doi: 10.1038/ajg.2017.154