Serologia de Helicobacter pylori para confirmar a eficácia do tratamento da infeção

Recomendação

Escolha não realizar serologia de Helicobacter pylori para confirmar a eficácia do tratamento da infeção.

Justificação

A serologia Helicobacter pylori permanece geralmente positiva durante anos após o tratamento da infeção, podendo persistir durante toda a vida. Assim, a serologia positiva após tratamento não tem qualquer valor diagnóstico. Para confirmação da erradicação eficaz escolha utilizar o teste respiratório da ureia (13C), antigénio fecal ou endoscopia digestiva alta com biopsias (se clinicamente indicado).

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Management of Helicobacter pylori infectiondthe Maastricht IV/ Florence Consensus Report. Malfertheiner P et al. Gut 2012;61:646e664. doi:10.1136/gutjnl-2012-302084

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos