Recomendação

Escolha não realizar Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) nos 5 anos seguintes a colonoscopia total de rastreio, normal, com preparação adequada.

Justificação

Após realização de rastreio de cancro colo-retal (CCR) por colonoscopia total, com preparação adequada e sem deteção/exérese de pólipos, em doente sem história familiar de cancro colo-retal, recomenda-se realização de nova colonoscopia em 10 anos (a menos que surjam novos sintomas/sinais que indiquem realização mais precoce). A realização de PSOF nos primeiros 5 anos após colonoscopia de alta qualidade não está indicada, podendo levar a exames endoscópicos desnecessários dada a maior probabilidade de falsos positivos na PSOF.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Colorectal Cancer Screening: Recommendations for Physicians and Patients from the U.S. Multi-Society Task Force on Colorectal Cancer. Rex DK et al. Am J Gastroenterol advance online publication, 6 June 2017; doi: 10.1038/ajg.2017.174
  • Post-polypectomy colonoscopy surveillance: European Society of Gastrointestinal Endoscopy (ESGE) Guideline. Hassan C et al. Endoscopy 2013; 45: 842–851

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos