Recomendação

Escolha não prescrever Pesquisa de Sangue Oculto Fecal (PSOF) em utentes com retorragias/hematoquésias e/ou com anemia ferropénica.

Justificação

Na investigação de retorragias/hematoquésias e/ou anemia ferropénica não está indicada a realização de PSOF.

No caso de retorragias/hematoquésias, é de esperar um resultado positivo que levará à realização de exames endoscópicos; um resultado negativo, na presença de perdas hemáticas visíveis, também não exclui a presença de lesões pelo que está indicada a investigação da causa, geralmente através de exames endoscópicos.

No caso de anemia ferropénica em homens ou em mulheres pós-menopáusicas está indicada a realização de colonoscopia (considerando-se também a realização simultânea ou subsequente de endoscopia digestiva alta). Neste contexto, tanto uma PSOF positiva como negativa levará à realização de exames endoscópicos, pelo que este teste diagnóstico não tem influência na abordagem da situação clínica.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Iron Deficiency Anemia: Evaluation and Management. Short MW et al. Am Fam Physician.2013 Jan 15;87(2):98-104.
  • Guidelines for the management of iron deficiency anaemia. Goddard AF et al. Gut 2011;60:1309e1316. doi:10.1136/gut.2010.228874
  • Fecal occult blood testing as a diagnostic test in symptomatic patients is not useful: A retrospective chart review. Narula N. et al Can J Gastroenterol Hepatol. 2014 Sep; 28(8): 421–426.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos