Pasta de dentes com flúor

Recomendação

Escolha recomendar pasta de dentes com flúor.

Justificação

O benefício de pasta de dentes com fluoretos resulta do seu efeito tópico no esmalte dentário, interrompendo a desmineralização do esmalte causada por ácidos provenientes do metabolismo bacteriano e reforçando a remineralização da superfície do esmalte. O benefício anti-cárie (anti cavidade) começa com a erupção do primeiro dente deciduo. O uso de pasta de dentes com fluoretos nas quantidades recomendadas para a idade, minimiza o risco de fluorose dentária, uma descoloração esbranquiçada do esmalte.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• American Academy of Pediatric Dentistry. Guideline on Fluoride Therapy. Pediatr Dent 2014;36(6): 171-74.
  • American Dental Association Council on Scientific Affairs. Fluoride toothpaste use for young children. J Am Dent Assoc. 2014 Feb;145(2):190-1.
  • Wright JT, Hanson N, Ristic H, Whall CW, Estrich CG, Zentz RR. Fluoride toothpaste efficacy and safety in children younger than 6 years: a systematic review. J Am Dent Assoc. 2014 Feb;145(2):182-9

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Estomatologia da Ordem dos Médicos