Ordem dos Médicos vai criar Prémio de Investigação Maria de Sousa

A Ordem dos Médicos decidiu criar o Prémio de Investigação Maria de Sousa. A primeira edição está prevista para 24 de novembro de 2020, Dia Nacional da Cultura Científica.

“No dia seguinte à notícia que nos abalou a todos, da morte da nossa colega e muito estimada professora Maria de Sousa, esta foi a forma que a Ordem dos Médicos encontrou de fazer uma homenagem, não à sua partida, mas à forma como dedicou a sua vida: pela ciência, pelo conhecimento, por todos nós. A escolha deste dia pareceu-nos também apropriada, já que pretende enaltecer as várias dimensões a que Maria de Sousa dedicou a sua vida, conseguindo aliar a vertente científica que mais a celebrizou a uma enorme cultura e humanismo”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos.

Miguel Guimarães recorda que a imunologista foi “uma investigadora por excelência, catapultou a ciência, a medicina e a investigação portuguesa além-fronteiras para patamares de excelência, sem nunca deixar de colaborar no desenvolvimento de instituições em Portugal, como por exemplo a Universidade do Porto, o que foi justamente reconhecido em vários prémios e distinções, de caráter nacional e internacional”. No entanto, defende que “o legado de Maria de Sousa, nomeadamente pelo exemplo de dedicação, rigor e capacidade de aliar a investigação científica à prática clínica, perdurará e continuará a ser um farol nas nossas vidas profissionais”.

O bastonário explica que, “com este prémio, a Ordem dos Médicos pretende dar também um sinal positivo a todos os médicos que dedicam a sua vida à investigação ou que a conciliam com a atividade clínica, contribuindo para mudanças no dia-a-dia que melhoram a qualidade da medicina e os cuidados aos nossos doentes”. “Estamos num ano especialmente desafiante, em que as nossas vidas foram profundamente abaladas, mas estamos certos e seguros de que a medicina pode e deve continuar a fazer o seu caminho lado a lado com a ciência e queremos com esta homenagem ser agentes ativos nesse percurso”, conclui.

Lisboa, 15 de abril de 2020

Nota de Pesar – Bastonário da Ordem dos Médicos lamenta morte de Maria de Sousa

2020.04.15_NI – Ordem dos Médicos vai criar Prémio de Investigação Maria de Sousa