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Ordem dos Médicos dá parecer negativo à proposta de três novos cursos

A aplicação rigorosa de critérios definidos em consonância com o que está determinado a nível nacional e internacional para garantia da qualidade do ensino médico, resultou na emissão de três pareceres negativos pela Ordem dos Médicos, através do seu Conselho Nacional do Ensino e Educação Médica (CNEEM) às candidaturas para constituição de cursos de medicina das Universidades Lusófona, Aveiro e Trás-Os-Montes e Alto Douro.

A Ordem dos Médicos, através do seu Conselho Nacional do Ensino e Educação Médica (CNEEM), tem desenvolvido um intenso trabalho de construção de grelhas de análise com os critérios necessários para a criação e funcionamento de uma escola médica. Foi com o objetivo de garantir o rigor da análise e a qualidade técnica dos pareceres emitidos que o CNEEM efetuou uma análise de índole internacional dos critérios de qualidade mais recentes definidos pela WFME (Word Federation for Medical Education), nos standards da LCME (Liaison Committee on Medical Education) e da AAMC (Association of American Medical Colleges) mas também a nível nacional, enquadramento em que se recorreu ao estudo do documento “Reflexão sobre o perfil do médico recém-formado em Portugal” (CEMP – Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, 2021). Este último documento aborda as diferentes competências que o estudante de medicina deverá adquirir na sua formação pré-graduada de acordo com as competências definidas pela CanMEDS e pelo General Medical Council (GMC).

Em resultado desse estudo abrangente, foi desenvolvido pela Ordem dos Médicos um guião para avaliação de novas escolas de medicina onde se explicam os critérios adotados, que servem de base para a análise de toda e qualquer candidatura apresentada para apreciação ao Conselho Nacional do Ensino e Educação Médica da OM.

O guião define 9 critérios:

  • Infraestrutura, equipamentos e recursos materiais
  • Recursos financeiros adequados à capacidade formativa
  • Contratação de pessoal e investigação
  • Número máximo de admissões
  • Objetivos Educacionais e metodologias (de ensino e avaliação)
  • Apoio aos estudantes
  • Indicadores de desempenho
  • Necessidade de aumentar a formação
  • Apoio dos stakeholders

Estes critérios são depois analisados e explicados em maior pormenor.

Da aplicação destes critérios definidos em consonância com o que está determinado a nível nacional e internacional para manutenção e garantia da qualidade do ensino médico, resultaram três pareceres negativos do CNEEM para as candidaturas de três novos ciclos de estudos (das Universidades Lusófona, de Aveiro e Trás-Os-Montes e Alto Douro), os quais podem ser consultados neste site, no espaço dedicado ao trabalho deste conselho consultivo: https://ordemdosmedicos.pt/orgaos-consultivos/#1506679920235-e2cd2559-bc93