Monitorização osteoporose: não repetir DEXA com intervalo inferior a 2 anos por rotina

Recomendação

Escolha não repetir DEXA com intervalo inferior a 2 anos, por rotina, na monitorização do tratamento de osteoporose.

Justificação

A densitometria óssea bifotónica (DEXA) é um exame de utilidade para a confirmação do diagnóstico de osteoporose, bem como, no seguimento dos efeitos da terapêutica desta entidade nosológica. Tendo em linha de conta a variação intrínseca do método, não se aconselha a repetição para comparação de resultados com intervalo inferior a 2 anos. A localização que tem o valor de variação mais baixo é a coluna lombar (~ 1%) e o fémur total (~ 3%).

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Medicina Nuclear da Ordem dos Médicos