Médico distinguido pelo Presidente da República com Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública
Partilhar
O professor catedrático jubilado de Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mário Andrea, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública. Esta distinção corresponde ao reconhecimento por um dos aspetos mais nobres da profissão médica: a partilha de conhecimento e o ensino dos mais jovens. A insígnia honorífica foi entregue numa cerimónia solene que decorreu no passado dia 28 de julho de 2025, no Palácio de Belém. A cerimónia foi presidida por Marcelo Rebelo de Sousa que escolheu ter entre os homenageados o médico otorrinolaringologista Mário Andrea, a quem homenageou com uma das mais elevadas distinções concedidas pelo Estado Português. Em reconhecimento pela sua notável dedicação à educação e ao ensino, Mário Andrea foi agraciado com esta distinção, corolário de grande relevo numa carreira de mais de cinquenta anos ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e à prática clínica. Ao longo do seu percurso, este médico defendeu intransigentemente a importância dos três pilares fundamentais de uma carreira académica em Medicina: o ensino, a clínica e a investigação – tema central da sua Aula de Jubilação, proferida em 2013.
A distinção agora atribuída sublinha o legado de uma vida dedicada ao progresso científico e académico da medicina em Portugal.
Internato Médico 2025: Vagas não preenchidas expõem crise estrutural nas especialidades fundamentais do SNS
Os dados do Concurso do Internato Médico de 2025 revelam um agravamento de vagas não preenchidas em especialidades essenciais do Serviço Nacional de Saúde.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.