Médico distinguido pelo Presidente da República com Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública
Partilhar
O professor catedrático jubilado de Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mário Andrea, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã Cruz da Ordem da Instrução Pública. Esta distinção corresponde ao reconhecimento por um dos aspetos mais nobres da profissão médica: a partilha de conhecimento e o ensino dos mais jovens. A insígnia honorífica foi entregue numa cerimónia solene que decorreu no passado dia 28 de julho de 2025, no Palácio de Belém. A cerimónia foi presidida por Marcelo Rebelo de Sousa que escolheu ter entre os homenageados o médico otorrinolaringologista Mário Andrea, a quem homenageou com uma das mais elevadas distinções concedidas pelo Estado Português. Em reconhecimento pela sua notável dedicação à educação e ao ensino, Mário Andrea foi agraciado com esta distinção, corolário de grande relevo numa carreira de mais de cinquenta anos ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e à prática clínica. Ao longo do seu percurso, este médico defendeu intransigentemente a importância dos três pilares fundamentais de uma carreira académica em Medicina: o ensino, a clínica e a investigação – tema central da sua Aula de Jubilação, proferida em 2013.
A distinção agora atribuída sublinha o legado de uma vida dedicada ao progresso científico e académico da medicina em Portugal.
Ordem considera essencial que tal não sirva para desviar a atenção do essencial, designadamente da necessidade de melhor organização dos serviços de saúde &a
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.