O médico gastroenterologista Vasco Trancoso, apaixonado por fotografia, lançou o seu segundo livro de fotografia "88" com fotografias captadas essencialmente nas Caldas da Rainha, na Foz do Arelho e em Óbidos. São 88 imagens que revelam a sua inspiração pelo quotidiano em estilo documental. Fotografia de rua que revela momentos e narrativas na região do Oeste, em Portugal, com uma perspetiva muito própria e onde se pode vislumbrar, por vezes, a sombra do fotógrafo. Existe humor, enquadramentos misteriosos, momentos surpreendentes e espaço para contemplar.
O lançamento do livro decorreu no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha no dia 26 de outubro e esteve recentemente na Feira do Livro de Fotografia de Lisboa que aconteceu dias 28, 29 e 30 de novembro.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor, mandando mensagem no Facebook para o próprio. O link da sua página pode ser encontrado aqui.
Vários amigos e conhecidos do autor deixaram o seu depoimento sobre o seu trabalho e, em particular, sobre o livro, num video que pode ser visto aqui.
Após se ter reformado em 2009, voltou a fotografar de maneira mais consistente e profissional e em 2016 começou a dedicar-se à fotografia de rua, um género de fotografia documental que implica uma busca, caminhar e tentar retratar momentos, pessoas e sítios de maneira pessoal. Já recebeu vários prémios e já foi citado como um dos 30 melhores World´s Fine Art Street Photographers pelo site de Fotografia Eye Heart & Soul. Em 2024 a sua fotografia intitulada Histórias que a rua conta nº 2 foi distinguida com o 1º Prémio na categoria "A nossa visão" no concurso de fotografia OLHA-ME! promovido pelo Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.