Sessão Pública de Apresentação do Relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias: Neurotecnologias
Partilhar
Nos tempos que correm, caracterizados pela revolução tecnológica constante, este tema e as respetivas implicações éticas ganham um papel relevante. Apesar das descobertas e avanços das últimas décadas, o cérebro humano continua a ser um mistério. As neurotecnologias destacam-se entre as tecnologias emergentes com grande potencial para causar transformações na sociedade atual. Torna-se cada vez mais imperativo considerar novas questões éticas para regulamentar a área que combina a neurociência e tecnologia.
As neurotecnologias representam hoje um campo interdisciplinar que procura compreender e interagir com o cérebro através de ferramentas tecnológicas, com aplicações que podem ajudar no diagnóstico de doenças, mas também influenciar o pensamento e a consciência humana, abrindo caminho para novas formas de controlo.
A Sessão Pública de Apresentação do Relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias: Neurotecnologias decorreu no dia 20 de fevereiro de 2025, no Auditório do Colégio da Trindade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e contou com uma fase de debate com o público, na qual um grupo de jovens colocaram questões e traçaram novas perspetivas, esperando-se que o relatório possa ser enriquecido com as contribuições que irão resultar da sessão pública.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.