Indicações adequadas para cateteres vesicais

Recomendação

Escolha não inserir ou manter cateteres vesicais (CV) por incontinência urinária ou conveniência do doente ou família, nem para monitorizar diurese em doentes não críticos. Indicações adequadas para CV: instabilidade hemodinâmica, necessidade de controlo rigoroso da diurese, uropatia obstrutiva, úlceras cutâneas da região perianal ou sagrada, perioperatório de procedimentos urológicos (máximo de 2 dias) e em situações de fim de vida, para conforto do doente e a seu pedido.

Justificação

As infecções do tracto urinário associadas ao cateter vesical são as infecções associadas aos cuidados de saúde mais frequentes.

O uso de cateteres urinários sem indicações apropriadas aumenta o risco de infecções e está associado a uma maior morbilidade, mortalidade e custos em saúde.

As normas de orientação publicadas recomendam que os hospitais e instituições de cuidados de longa duração desenvolvam, mantenham e promulguem políticas sobre as indicações apropriadas de inserção, técnica de inserção e manutenção do CV, estratégias de descontinuação, indicações de substituição e alternativas ao dispositivo.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Hooton TM, Bradley SF, Cardena DD, Colgan R, Geerlings SR, Rice JC, Saint S, Schaeffer AJ, Tambayh PA, Tenke P, Nicolle LE. Diagnosis, Prevention, and Treatment of Catheter-Associated Urinary Tract Infection in Adults: 2009 International Clinical Practice Guidelines from the Infectious Diseases Society of America Clin Infect Dis [Internet]. 2010 [cited 2012 Sep 4];50(5):625-663.
  • Saint S, Meddings JA, Calfee D, Kowalski CP, Krien SL. Catheter-associated Urinary Tract Infection and the Medicare Rule Changes. Ann Intern Med [Internet]. 2009 Jun 16 [cited 2012 Sep 4];150(12):877–884.
  • Centers for Medicare & Medicaid Services, Joint Commission. Standards for hospital care, surgical care improvement project (SCIP), SCIP-Inf-9; Performance Measure Name: Urinary catheter removed on Postoperative Day 1 (POD 1) or Postoperative Day 2 (POD 2) with day of surgery being day zero. 2013. 2013 Joint Commission National Hospital Inpatient Quality Measures Specification Manual, version 4.11.
  • Norma da Direção Geral de Saúde (DGS) nº 019/2015 de 15/12/2015 atualizada a 30/05/2017 – “Feixe de Intervenções” de Prevenção de Infeção Urinária Associada a Cateter Vesical

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos