+351 21 151 71 00

Fármacos opióides ou canabinóides como tratamento de primeira linha para a dor neuropática

Recomendação

Escolha não utilizar fármacos opióides ou canabinóides como tratamento de primeira linha para a dor neuropática.

Justificação

A evidência existente no que concerne ao tratamento eficaz da dor neuropática com medicamentos opióides e/ou canabinóides é limitada ou inconclusiva. É importante realçar os riscos associados à utilização destas substâncias e que se encontram bem documentados na literatura, como são exemplo: as náuseas, a sonolência, as alterações cognitivas, a dependência física e psíquica e o desenvolvimento de outros distúrbios relacionados ao uso destas substâncias.

A utilização destes fármacos em situações em que exista comprometimento cognitivo pode trazer riscos adicionais tanto para o individuo que as está a efetuar ou para outras pessoas, especialmente no ambiente de trabalho ou durante a condução de veículos. É de realçar, que os opióides podem, ainda, comprometer a função respiratória e em caso de sobredosagem aumentar o risco de morte.

Existem outras alternativas terapêuticas para o tratamento eficaz da dor neuropática e que apresentam um risco significativamente menor no que concerne a efeitos adversos/secundários. Muitas destas alternativas são seguras e demonstraram ser eficazes no alívio da dor neuropática.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  •  
    • Moulin DE, et al. Pharmacological management of chronic neuropathic pain: Revised consensus statement from the Canadian Pain Society. Pain Res Manag. 2014 Nov-Dec;19(6):328-35. PMID: 25479151.
    • Finnerup NB, et al. Pharmacotherapy for neuropathic pain in adults: a systematic review and meta-analysis. Lancet Neurol. 2015 Feb;14(2):162-73. PMID: 25575710.
    • Bates, Daniel, et al. “A comprehensive algorithm for management of neuropathic pain.” Pain Medicine 20. Supplement_1 (2019): S2-S12.
    • Schlereth, T. Guideline “diagnosis and non-interventional therapy of neuropathic pain” of the German Society of Neurology (deutsche Gesellschaft für Neurologie). Neurol. Res. Pract. 2, 16 (2020). https://doi.org/10.1186/s42466-020-00063-3

    Recomendação original disponível em:

  • https://choosingwiselycanada.org/recommendation/neurology/

Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Neurologia da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde