Estudos de imagem em doente com rinossinusite aguda não complicada

Recomendação

Escolha não realizar estudos de imagem em doente com rinossinusite aguda não complicada.

Justificação

A rinossinusite aguda não complicada é aquela sem evidência de inflamação fora dos seios perinasais, como envolvimento neurológico, oftalmológico ou de tecidos moles. A utilização de estudos de imagem nesta patologia está indicada quando existe suspeita de complicação associada, como celulite orbitária, extensão endocraniana (empiema, meningite ou abcesso cerebral) e quando a clínica for dúbia em doentes com fatores de risco ou comorbilidades como diabetes mellitus, imunodepressão ou antecedentes de traumatismo ou cirurgia facial. Na ausência de sinais de alarme, os estudos de imagem, para além de não contribuírem para a orientação destes doentes, sujeitam-nos a uma dose desnecessária de radiação.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

•  Rosenfeld RM, et al. Clinical practice guideline: adult sinusitis. Otolaryngol Head Neck Surg. 2015 Apr;152(2 Suppl):S1-S39.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Neurorradiologia da Ordem dos Médicos