Ecografias de rotina para avaliar hérnias inguinais clinicamente evidentes no adulto

Recomendação

Escolha não requisitar por rotina ecografias para avaliar hérnias inguinais clinicamente evidentes no adulto.

Justificação

O diagnóstico da maioria das hérnias inguinais pode ser feito com base na anamnese e no exame físico. Ecografias de rotina acrescentam pouco valor ao diagnóstico e tratamento de hérnias inguinais clinicamente evidentes e podem resultar em atraso no tratamento. Essas investigações, portanto, não devem ser realizadas quando houver um defeito da parede abdominal claramente palpável e devem ser limitadas ao uso na avaliação de hérnias inguinais ocultas.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Robinson A, Light D, Kasim A, Nice C. A systematic review and meta-analysis of the role of radiology in the diagnosis of occult inguinal hernia. Surg Endosc. 2013;27:11–18. PMID: 22733195.
      • Marcil G, Schendel J, Tong R, Mitchell P, Church N, Reso A, et al. The role of routine groin ultrasonography in the management of inguinal hernia. Can J Surg. 2022 Sep 14;65(5):E614-E618.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos