+351 21 842 71 00

Dia Mundial do Doente

O Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente no dia 11 de fevereiro. Este ano, para assinalar a data, a Ordem dos Médicos relembra a importância do doente no sistema de saúde, deixando uma mensagem de esperança a todos aqueles que lutam contra alguma doença e congratulando todos os médicos que se dedicam, todos os dias, aos seus doentes cumprindo o princípio hipocrático de que “A Saúde e o bem-estar do meu Doente serão as minhas primeiras preocupações”.

Esta data foi instituída no dia 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Em Portugal o dia é comemorado amiúde através da celebração de cerimónias católicas e de ações que visam sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, visitou a Unidade de Saúde Familiar da Baixa, em Lisboa, para sensibilizar os doentes, os médicos e a sociedade em geral para a importância de efeméride. Na visita, Miguel Guimarães esteve acompanhado por representantes de duas associações de doentes. O momento foi também uma oportunidade para reunir com os profissionais daquela unidade de saúde e para falar com os doentes. Esta USF representa um desafio particular pela diversidade de nacionalidades dos utentes ali inscritos.

Neste mesmo dia a Ordem dos Médicos dá a conhecer o documento “Tempos Padrão para as Consultas Médicas”, que estipula o tempo médio para cada consulta de especialidade. Pode consultá-lo aqui.
#oMeuDoente #DiaMundialdoDoente