DAR MÉDICO DE FAMÍLIA A UM MILHÃO DE PORTUGUESES

Proposta da Ordem dos Médicos para resolver de imediato o problema dos portugueses sem médico de família

– DAR MÉDICO DE FAMÍLIA A UM MILHÃO DE PORTUGUESES –

Há milhares de médicos de família reformados.
Segundo o Ministério da Saúde, há cerca de um milhão de portugueses sem médico de família, particularmente na Grande Lisboa e Algarve.
Estão a entrar na especialidade de medicina geral e familiar mais de 400 jovens médicos por ano, pelo que no prazo de quatro a cinco anos todos os portugueses terão um médico de família e, a partir daí, começará a haver médicos de família desempregados.
Para resolver o actual problema, que está limitado no tempo, a Ordem dos Médicos propõe que o Governo contrate mil médicos de família reformados, pelo prazo máximo de três anos, com flexibilidade de horário e a meia lista, ou seja, cerca de mil utentes por lista. Para tal basta propor uma retribuição minimamente aceitável.
Contratar mil médicos com mil utentes, em média, cada um, permitirá de imediato dar um médico de família a um milhão de portugueses, reduzindo praticamente a zero os portugueses sem médico de família.
Ou seja, o Governo tem a solução, só falta vontade em implementá-la.
A Ordem dos Médicos, que desde há muito tempo tem vindo a apresentar esta proposta, quer deixar bem claro que se há portugueses sem médico de família, a responsabilidade é do Ministério da Saúde.
Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos, Lisboa, 28 de Março de 2014