Protocolo europeu para prevenção da violência contra os médicos

A Ordem dos Médicos e o Conselho Europeu da Ordem dos Médicos (CEOM) assinaram um protocolo com vista à prevenção da violência contra médicos no local de trabalho. A assinatura assinala o Dia Europeu de Consciencialização para a Violência contra Médicos e outros Profissionais de Saúde, celebrado dia 12 de março.

Criação de novos e melhorados mecanismos de denúncia, que possibilitem a sinalização precoce, maior partilha de informação entre as instituições do setor da saúde a nível europeu e o reforço do investimento numa política de tolerância zero à violência contra médicos e profissionais da saúde são os objetivos do documento também firmado pelo Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM).

Em Portugal, no ano de 2023, foram registados 1036 episódios de violência contra profissionais de saúde, 28% dos quais dirigidos a médicos.

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, considera “essencial promover a segurança nos hospitais e centros de saúde, e criar instrumentos que permitam a denúncia eficaz e a proteção das vítimas”. Para o Bastonário, a colaboração a nível europeu é “fundamental para cumprir estes objetivos”.