Antibióticos para o tratamento do edema e eritema bilaterais dos membros inferiores

Recomendação

Escolha não administrar por rotina antibióticos para o tratamento do edema e eritema bilaterais dos membros inferiores, exceto se existir evidência clara de infeção.

Justificação

As infeções cutâneas bilaterais dos membros inferiores que cursam com edema e eritema, como as dermo-hipodermites, são muito raras, pelo que se devem excluir outras causas, tais como a dermatite de estase ou o eczema de contacto, irritativo ou alérgico.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Weng QY, Raff AB, Cohen JM, et al. Costs and consequences associated with misdiagnosed lower extremity cellulitis. JAMA Dermatol 2017;153:141-146

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Dermatologia da Ordem dos Médicos