Antibiótico em doentes com tosse de evolução aguda

Recomendação

Escolha não prescrever antibiótico em doentes com tosse de evolução aguda mesmo com mais de uma semana de evolução, exceto se suspeitar de pneumonia bacteriana.

Justificação

Nos adultos, a maioria das infeções respiratórias acompanhadas de tosse de evolução aguda têm etiologia vírica, e não bacteriana. A duração média habitual dos episódios de tosse é de aproximadamente 18 dias, embora os doentes muitas vezes esperem que dure apenas 5 a 7 dias. Quando esta não resolve, recorrem aos cuidados de saúde e solicitam antibióticos. Além do uso de antibioterapia imediata ou diferida não alterar o normal curso clínico, a sua utilização nestas situações pode levar a toxicidade e possível indução de resistências bacterianas. Os clínicos devem educar os doentes na duração habitual da tosse pós-infeciosa e nos riscos da toma inadequada de antibióticos.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Ebell MH, et al. How long does a cough last? Comparing patients’ expectations with data from a systematic review of the literature. Ann Fam Med. 2013 Jan-Feb;11(1):5-13. PMID: 23319500.
  • McNulty CA, et al. Expectations for consultations and antibiotics for respiratory tract infection in primary care: the RTI clinical iceberg. Br J Gen Pract. 2013 Jul;63(612):e429-36. PMID: 23834879.
  • Smith SM, et al. Antibiotics for acute bronchitis. Cochrane Database Syst Rev. 2017 Jun 19;(6): PMID: 28626858.
  • Spurling GK, et al. Delayed antibiotics for respiratory infections. Cochrane Database Syst Rev. 2017 Sep 7;(9):CD004417. PMID: 28881007.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos