Hospital de Braga sem capacidade de resposta

Depois de reuniões com os colegas do Hospital de Braga e com o respetivo conselho de administração, o Bastonário da Ordem dos Médicos, manifestou a sua “enorme preocupação” face ao cenário nas urgências de cirurgia.

“O Hospital de Braga não tem capacidade de atendimento de doentes urgentes na área da cirurgia”, explicou, alertando que pode estar a ser comprometida a segurança dos doentes nomeadamente porque se verificam “dificuldades e entraves” para o Hospital de Braga enviar os doentes aos quais não consegue dar resposta para os hospitais de referência, nomeadamente os hospitais da cidade do Porto.

Está a ser exercida uma pressão inadmissível sobre os médicos de determinadas especialidades para fazerem um trabalho que não lhes compete”, denunciou o Bastonário Carlos Cortes que foi acompanhado nesta visita pelo Presidente do Conselho Regional do Norte, Eurico Castro Alves.

“Os médicos não podem estar em vários locais ao mesmo tempo”, acrescentou o representante máximo dos médicos.

Perante este cenário preocupante, o Bastonário apelou à administração do hospital e à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde que “resolvam já hoje esta situação grave de insuficiência de resposta” porque a saúde não se coaduna com esperas.

“A saúde não pode esperar por eleições”.