Valoração de sequelas traumáticas em caso de estado anterior na mesma região corporal – 21 de fevereiro de 2024, às 21h15

Caras e Caros Colegas

A Direção da Competência em Avaliação do Dano na Pessoa (Dano Corporal) da Ordem dos Médicos, vai dar início a um ciclo de sessões científicas sobre temas relevantes neste âmbito. Estas sessões terão uma periodicidade bimensal e decorrerão online, estando abertas à participação de todos os elementos do Colégio. Algumas delas poderão vir a ser também abertas a outros profissionais e a potenciais interessados, nomeadamente magistrados, advogados, seguradores e sinistrados.

A primeira sessão terá lugar no dia 21 de fevereiro de 2024, pelas 21h15, e será dedicada à valoração de sequelas traumáticas em caso de estado anterior na mesma região corporal, um tema sempre interessante e frequentemente gerador de dúvidas e inquietações. Trata-se de sessão que havia sido prevista pela anterior Direção da Competência em Avaliação do Dano na Pessoa, mas que, por vicissitudes diversas, não chegaram a ter ocasião de concretizar. Entendeu a atual direção que se justificava plenamente abordar este tema, antes de se dar início à abordagem dos já selecionados pela Direção em funções (e dos que vierem a ser sugeridos por todos), o que ocorrerá a partir da sessão seguinte, a realizar no dia 03 de abril de 2024, e que será dedicada à valoração de sequelas nos traumatismos do joelho.

Poderá acompanhar a sessão e participar ativamente no debate através do seguinte link:

ID da reunião: 939 2797 9153 – Senha: 492596

Comunicamos-lhe, também, que iniciaremos já em 2024 um Congresso Anual de Avaliação do Dano Corporal, em regime presencial, que pretendemos passe a constituir um ponto de encontro regular entre todos quantos, direta ou indiretamente, trabalham e/ou se interessam pela problemática dos danos na pessoa. Enviaremos oportunamente informação sobre o mesmo.

Informamos, ainda, que pretendemos criar um grupo de WhatsApp para troca de informações e de opiniões entre membros da Competência em Avaliação do Dano na Pessoa da Ordem dos Médicos. Quem pretender ser incluído neste grupo, deve enviar por favor informação nesse sentido pelo chat do zoom durante a sessão de dia 21/02, bem como o respetivo número de telemóvel, na sequência de indicações que daremos nesse dia.

É também intenção da Direção da Competência dar início à publicação regular de recomendações relativamente a aspetos práticos (e por vezes controversos) da avaliação do dano na pessoa (dano corporal). Pretende-se que as mesmas sejam também ponderadas pela Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal e pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e que possam constituir referência e orientação na prática pericial diária.

Contamos com vossa participação na Sessão Científica do próximo dia 21 de fevereiro, a decorrer entre as 21h15 e as 22h30. Encontra abaixo o cartaz de divulgação da mesma.

Aceitem um abraço da Direção da Competência em Avaliação do Dano na Pessoa

Andreia Guimarães, Débora Lourenço, Duarte Nuno Vieira, João Ferreira dos Santos, Jorge Forreta, João Oliveira, Francisca Padez Vieira, Isabel Antunes, Patrícia Jardim