Vacinação permite alívio das restrições nas próximas semanas

O fim do isolamento para pessoas infetadas com Covid-19 assintomáticas pode acontecer já no próximo mês de março, de acordo com declarações proferidas por Graça Freitas. Em entrevista à SIC Notícias, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirma que esta hipótese é possível graças ao decréscimo da pandemia e às altas taxas de vacinação. “Estamos numa fase em que a pandemia está a decrescer graças à elevadíssima eficácia da vacinação e ao facto de termos muitas pessoas que estão a ser imunizadas, naturalmente, devido à grande infeciosidade que esta variante tem. Vamos ter mais pessoas protegidas, e bem protegidas, contra a doença grave, aliás tem sido uma evidência, que a vacina tem uma tremenda eficácia contra a doença grave. Portanto, o que senhora Diretora-Geral de Saúde diz, obviamente, vai ser possível, mas não descartando que as pessoas que estão em isolamento devem usar máscara e devem evitar ajuntamentos”.

Também Gustavo Carona, médico intensivista, considera que “os passos vão ser dados, mas o timing terá que ser discutido”. Neste sentido, acredita que “o primeiro passo é a retirada dos certificados [de vacinação] para a grande maioria dos estabelecimentos, seguido de uma testagem orientada apenas para as pessoas que tenham sintomas”. Posteriormente, com a devida monitorização da situação, será natural “acabar com os isolamentos profiláticos e, finalmente, com os isolamentos ou, pelo menos, com a obrigatoriedade, para se tornar apenas numa recomendação, com os cuidados de usar máscara e evitar ajuntamentos. Isto nos casos de pessoas assintomáticas o com sintomas ligeiros”.

Questionados sobre se este será o fim da pandemia de Covid-19, Gustavo Carona realça que “ninguém sabe como se define o fim de uma pandemia. (…) Contudo, no momento em que for possível deixar de isolar os casos infetados com sintomas ligeiros e assintomáticos, e ainda assim não pôr os hospitais sobre grande pressão, será uma transição para a tal quase normalidade tão esperada”. Já Miguel Guimarães acredita que “na primavera já podemos fazer a nossa vida normal, porque vamos entrar numa fase diferente da pandemia, provavelmente, numa endemia. Obviamente, vamos passar esta fase difícil e passar a fazer uma vacina anual, não em todas as pessoas, mas apenas nos grupos de risco”.

Em relação à discussão à volta do uso da máscara, o bastonário da Ordem dos Médicos considera que a obrigatoriedade é necessária até ao fim do mês de fevereiro. “É altamente recomendável que nos locais fechados se continue a usar máscara, contudo na rua já não é estritamente necessário. A máscara será a última coisa a coisa a cair e acontecerá já durante o mês de março”. Gustavo Carona deixa a recomendação que nos hospitais e lares de idosos, onde se encontram as pessoas mais frágeis, a obrigatoriedade do uso da máscara permaneça.

Veja a entrevista completa da SIC Notícias aqui