Uma Ordem dos Médicos mais moderna e profissional

Durante a Reunião Geral dos Colégios, o Bastonário reafirmou a sua determinação em trabalhar para a “modernização e profissionalização da Ordem dos Médicos, em várias áreas”, um esforço que iniciou logo que tomou posse e que está a começar a ter retorno. Uma das áreas essenciais deste caminho passa pela certificação – processo já iniciado – do Conselho Nacional pela norma do ISO 9001:2015. “Graças a esse processo estamos a criar procedimentos novos” e foi desenvolvido um organigrama, instrumento essencial de organização e gestão de que a Ordem dos Médicos não dispunha, explicou Carlos Cortes. Outras áreas que estão a avançar como prioritárias incluem a contratação pela primeira vez de um Diretor Financeiro, já em funções, e a completa informatização dos dossiers de trabalho dos Colégios da Especialidade, nomeadamente no que se refere às visitas de idoneidade. “O plano de atividades [que pode ser consultado no site nacional] é para concretizar”, asseverou ao mencionar estas linhas de ação.