+351 21 842 71 00

Uma formação com tanto e por tão pouco

Autora: Isabel Alves Teixeira de Sousa, médica assistente em Medicina Geral e Familiar

Com este artigo pretende-se dar a conhecer, a todos os médicos interessados em formação médica contínua, uma oportunidade de formação de excelência em várias áreas da Medicina. Profissionais de conceituados Hospitais e Universidades ministram a formação e participantes de vários países reúnem-se durante uma semana em Salzburgo, na Áustria, para partilharem e renovarem os seus conhecimentos. A aprendizagem, a multiculturalidade, a partilha de experiências e a formação comparticipada são as características de relevo destes seminários e que os definem como oportunidades de formação de excelência.

Os seminários médicos em Salzburgo são uma oportunidade de excelência para adquirir formação médica especializada em diversas áreas, sendo seminários financiados pela AAF (American Austrian Foundation).

A AAF (American Austrian Foudation) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que pretende contribuir para a formação pós-graduada nas áreas da Medicina, da Comunicação Social e das Artes, através da oferta de bolsas de estudo.

Estes programas de bolsas de estudo foram inicialmente destinados a Americanos e Austríacos, mas atualmente incluem profissionais de mais de 100 países a nível do Mundo inteiro.

A AAF foi estabelecida em 1984 e surgiu da vontade de um grupo de Americanos e Austríacos estreitarem relações. De uma iniciativa bilateral evoluiu para multilateral, tendo como parceiros instituições não governamentais, governamentais e individuais, tendo como membros da direção funcionários da Áustria e dos EUA.

Em 2005 a AAF cria o OPM (Open Medical Institute), com o intuito de unir os programas médicos (seminários, estágios observacionais, simpósios satélite e visitas académicas) da AAF e de outras fundações num único nome.

Os seminários médicos em Salzburgo iniciaram em 1993 e fazem parte deste programa de educação médica pós-graduada, com o objetivo de partilhar e ligar o conhecimento entre Este e Oeste, Norte e Sul.

Durante uma semana, médicos e outros docentes de conceituadas Universidades e Hospitais viajam até Salzburgo para ministrar a formação a colegas que, de outro modo, poderiam não ter acesso a este tipo de educação. Estes seminários são uma oportunidade para aquisição de conhecimentos e para adquirir contactos privilegiados com membros da faculdade e outros colegas, surgindo a possibilidade de voltarem a estar em contacto e consultá-los em caso de necessidade. Os formandos voltam para casa com mais ferramentas para melhorarem os cuidados prestados no seu país natal.

Para além dos seminários, vários colegas participaram em estágios de observação com duração de 1 mês na Áustria e nos EUA, em centros conceituados.

Os seminários e toda a informação relativa à AAF e OPM pode ser consultada em http://www.aaf-online.org/.

Para Portugal não existem subsídios para a deslocação, pelo que esta terá que ser paga pelo participante. Todos os outros custos associados (acomodação, refeições, material do curso) são da responsabilidade da AAF.

A inscrição é feita no website e dentro dos prazos limites definidos para a mesma. Recomenda-se o envio da carta de motivação, visto que alguns seminários são muito concorridos e poderá ser um dos fatores decisivos para a seleção do candidato. Os participantes são habitualmente convidados a elaborarem e apresentarem uma comunicação oral, havendo depois uma eleição e atribuição de certificados às melhores apresentações do seminário.

Os seminários que decorrem em 2018 encontram-se disponíveis na página http://www.aaf-online.org/index.php/omi-salzburg-medical-seminars.html . Na tabela 1 encontram-se aqueles que ainda é possível a inscrição face à data limite para a mesma.

Artigo AAF – tabela