Um ambiente saudável que proporcione uma formação médica com qualidade

A garantia de qualidade da formação médica é uma área que continua a preocupar a OM no contexto da junção dos Serviços de Obstetrícia de Sta. Maria e do São Francisco Xavier, razão pela qual a Ordem dos Médicos, representada pelo seu Bastonário, Carlos Cortes, pelo tesoureiro do Conselho Regional do Sul, Luís Campos Pinheiro, pelo Presidente do Conselho Nacional do Médico Interno, Carlos Mendonça, e pelo Presidente do Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, João Bernardes, reuniram com um conjunto de jovens médicos. O objetivo foi conhecer como se está a processar a adaptação à nova realidade, fruto da transferência do serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria para o Hospital de São Francisco Xavier. Luís Campos Pinheiro, que conduziu a fase inicial da reunião, explicou que o objetivo da ação da Ordem dos Médicos, e, por maioria de razão, desta reunião, é garantir que exista um “ambiente saudável para o desenvolvimento da atividade clínica e da formação médica”. O Presidente do Colégio, João Bernardes, também enquadrou a ação da instituição no seu papel de garante da qualidade da formação, contexto em que têm existido reuniões com todos os envolvidos e afetados pelo processo de migração do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria. Ouvidas as preocupações dos médicos internos, Carlos Cortes frisou que “devia existir um plano de formação adequado às alterações das condições de formação” pois a mudança dos aspetos assistenciais condiciona, naturalmente, a formação. O Bastonário quer garantir a qualidade e assegurou que a Ordem dos Médicos irá atuar em defesa dos médicos internos sempre que considere necessário.