Em declarações à TVI24, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, disse ser “evidente” que é necessário um novo indicador para medir o real impacto da pandemia que acompanhe, por exemplo, os efeitos da vacinação e das novas variantes em circulação.

A entrevista aconteceu algumas horas depois de ter sido apresentado um indicador de avaliação do estado da pandemia que é mais “dinâmico”, “democrático” e “atualizado” do que a atual matriz de risco seguida pelo Governo. A iniciativa da Ordem dos Médicos e do Instituto Superior Técnico inclui nas contas fatores como a incidência, taxa de transmissibilidade, letalidade, internamentos em enfermaria e internamentos em unidades de cuidados intensivos.