Tratamentos de radioterapia na terapêutica conservadora de doentes (de idade igual ou superior a 50 anos) com carcinoma invasivo da mama em estádios iniciais

Recomendação

Escolha não propor tratamentos de radioterapia, como parte integrante da terapêutica conservadora de doentes (de idade igual ou superior a 50 anos) com carcinoma invasivo da mama em estádios iniciais, sem equacionar esquemas de hipofracionamento.

Justificação

A radioterapia adjuvante da mama diminui o risco de recidiva local e melhora a sobrevivência de mulheres com carcinoma da mama invasivo e proposta de terapêutica conservadora. A maioria dos estudos recorreu a esquemas de fracionamento convencionais com duração de tratamentos entre 5 a 6 semanas, frequentemente seguidos por 1 a 2 semanas de sobreimpressão. No entanto, estudos recentes demonstraram equivalência no controlo tumoral e bons resultados cosméticos com esquemas mais curtos (aproximadamente 4 semanas). Os médicos radioncologistas e os seus doentes deverão rever estas opções para determinar o esquema de tratamento mais apropriado.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Darby S, McGale P, Correa C, Taylor C, Arriagada R, Clarke M, Cutter D, Davies C, Ewertz M, Godwin J, Gray R, Pierce L, Whelan T, Wang Y, Peto R. Effect of radiotherapy after breast-conserving surgery on 10-year recurrence and 15-year breast cancer death: meta-analysis of individual patient data for 10,801 women in 17 randomised trials. Lancet. 2011 Nov 12;378(9804):1707–16.
  • Haviland JS, Owen JR, Dewar JA, Agrawal RK, Barrett J, Barrett-Lee PJ, Dobbs HJ, Hopwood P, Lawton PA, Magee BJ, Mills J, Simmons S, Sydenham MA, Venables K, Bliss JM, Yarnold JR; START Trialists’ Group.The UK Standardisation of Breast Radiotherapy (START) trials of radiotherapy hypofractionation for treatment of early breast cancer: 10-year follow-up results of two randomised controlled trials. Lancet Oncol. 2013 Oct;14(11):1086-94.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Radioncologia da Ordem dos Médicos