Tomada de posse dos Colégios da Ordem dos Médicos

A tomada de posse das direções dos Colégios da Especialidade e Competências, das Secções de Subespecialidade e do Conselho Nacional do Médico Interno aconteceu no dia 1 de fevereiro numa cerimónia online, mas com o mesmo simbolismo de sempre. O bastonário parabenizou os eleitos, salientando a “boa resposta” que os Colégios deram durante a pandemia, emitindo recomendações valiosas e contribuindo para as soluções.

Veja a lista nominal de todos os eleitos AQUI

Miguel Guimarães manifestou aos colegas a sua vontade em reunir com todos os Colégios para “trocar algumas impressões sobre os principais objetivos que cada Colégio tem” para este mandato. Elogiando a capacidade de resposta coletiva destes órgãos consultivos da Ordem dos Médicos, o bastonário sublinhou a função “muito importante” desempenhada pelos Colégios “naquilo que é a qualidade da medicina e naquilo que é a definição de boas práticas”.

Foi ainda lançado o desafio de aproximar os Colégios às Sociedades Científicas, criando um espírito de sinergia que poderá beneficiar todos os médicos. É algo que já acontece em algumas especialidades, mas o bastonário quer ir mais longe e construir uma rede estruturada que privilegie as decisões baseadas na evidência científica, apoiadas num trabalho de equipa sustentável.

“Este é o tempo da ciência” e todos os médicos fazem parte dela. “Muito obrigado e muitos parabéns a todos”, concluiu.