+351 21 842 71 00

“Todos por quem cuida” oferece câmaras de proteção a hospitais

O movimento solidário “Todos Por Quem Cuida” entregou hoje as primeiras câmaras de proteção profissional aos atos de entubação e extubação, ao Hospital de Santo António, no Porto. Fazem parte de um total de 500 unidades a distribuir em todo o país.  Este é “um equipamento absolutamente essencial, seja para blocos operatórios, seja para unidades de cuidados intensivos, porque vai conferir uma proteção extra a todos os profissionais, desde logo aos anestesiologistas e aos intensivistas, mas também aos cirurgiões, aos enfermeiros, aos operacionais, etc.”, salientou o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

O “Todos Por Quem Cuida” nasceu para entregar material determinante para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses durante a pandemia da COVID-19 e já está a cumprir o seu propósito.

As primeiras caixas de proteção chegaram no dia 27 de abril ao Hospital de Santo António, no Porto, seguindo-se entregas progressivas de um total de 500 caixas aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, mas também do setor social e privado.

Com esta oferta, o fundo pretende dar o seu contributo a todos os hospitais do país, com a oferta de um equipamento validado por técnicos que pode ajudar a minimizar o risco a que os profissionais de saúde estão expostos, nomeadamente neste tipo de procedimentos que são praticados nos blocos operatórios e nas unidades de cuidados intensivos de todo o país.

Miguel Guimarães esteve no terreno onde afirmou que “é nosso dever dar este contributo”, destacando que estas “são câmaras que foram produzidas em Portugal, em parceria com a indústria e os nossos profissionais de saúde”. No entanto, a utilização destas caixas “não exclui a utilização dos restantes equipamentos de proteção individual e as medidas de higienização já conhecidas”, sublinhou.

As caixas de proteção, fabricadas em policarbonato – um material que permite o uso de materiais alcaloides para a sua desinfeção – foram desenvolvidas e testadas por especialistas, em ambiente hospitalar, em parceria com a indústria portuguesa.

A conta solidária “Todos Por Quem Cuida” já juntou mais de 700 mil euros e continua a receber diariamente o apoio de entidades e cidadãos que desejam ajudar os profissionais que estão na linha da frente a combater a COVID-19.

Informação Adicional, Vídeos e Testemunhos em:

todosporquemcuida.pt

ordemdosmedicos.pt/todosporquemcuida

facebook.com/TodosPorQuemCuida

instagram.com/todosporquemcuida