“Todos Por Quem Cuida” já angariou mais de 1 milhão de euros

A conta solidária já entregou 40 mil máscaras, 5 mil viseiras e mais de 500 litros de gel desinfetante. Estão também a ser distribuídas a todos os hospitais do país as câmaras de proteção que reduzem o risco de contágio pelo novo coronavírus e outros agentes infeciosos.

Em apenas um mês, o movimento “Todos Por Quem Cuida” angariou mais de 1 milhão de euros, reuniu diverso equipamento hospitalar e de proteção individual, tal como outros materiais determinantes e que estão a fazer a diferença na segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses.

Os donativos permitiram, por exemplo, adquirir 500 câmaras de proteção profissional ao ato de entubação e extubação que já começaram a ser entregues a todos os hospitais do país – do Serviço Nacional de Saúde e dos setores social e privado. Este equipamento funciona como uma barreira física entre o doente e os profissionais, diminuindo significativamente o risco de contágio pelo novo coronavírus e outros agentes infeciosos. As primeiras câmaras foram entregues no passado dia 27 de abril ao Hospital de Santo António, no Porto, e estão a ajudar a retomar a atividade cirúrgica com mais segurança.

Até ao momento, o movimento “Todos Por Quem Cuida” – que nasceu para entregar material determinante para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses durante a pandemia da COVID-19 – já distribuiu 40 mil máscaras (cirúrgicas e FFP2), 5,5 mil viseiras, 360 colchas e mais de 550 litros de gel antisséptico. Entre os beneficiários das dádivas encontram-se hospitais públicos, instituições particulares de solidariedade social, entidades particulares de saúde, entre outros destinatários.

A iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e de outras instituições da sociedade civil, continua a receber, diariamente, o apoio de inúmeras entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a COVID-19.

Os contributos podem realizar-se através de Transferência Bancária para a Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida”, que tem os seguintes dados:

• Conta CGD número 0646 017662 930

• IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21

• NIB 0035 0646 00017662 930 21

Informação Adicional, Vídeos e Testemunhos em:

ordemdosmedicos/todosporquemcuida.pt

todosporquemcuida.pt