“Todos por quem cuida” doa equipamentos ao Santa Maria

O movimento solidário “Todos Por Quem Cuida”, representado nesta ação pelos bastonários da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, entregou no dia 12 de maio no Hospital de Santa Maria, câmaras de proteção que reduzem o risco de infeção em determinados atos médicos. Estes equipamentos são reconhecidos por todos como uma mais valia em mais do que “apenas” o combate à atual pandemia, como explica o bastonário da OM, ao referir que não só podem como “devem” ser utilizadas para tratar doentes não COVID: “Isto é um equipamento que surgiu por causa da COVID-19, mas é evidente que dá para qualquer doente e vai ser usado, seguramente, em doentes que nós antecipadamente sabemos que estão infetados” e, portanto, em situações em “que é necessário aumentar o nível de proteção”.  Os equipamentos agora entregues destinam-se, portanto, à utilização em procedimentos nos quais exista um elevado risco de produção de aerossóis, como é o caso da entubação e da extubação, consistindo em caixas – amovíveis e laváveis – que funcionam como uma barreira física entre o doente e os médicos.

A oferta das câmaras ao Santa Maria foi enaltecida pelo diretor de Anestesiologia e do Bloco Central, Lucindo Ormonde e pelo diretor clínico do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Luís Santos Pinheiro. Este último agradeceu a iniciativa, definindo estes equipamentos como “uma inovação” importante para “uso futuro em doentes em que haja risco de transmissão de infeção por via aérea”, salientando – tal como o bastonário da OM – que a eficácia das câmaras de proteção, que estão disponíveis para utilização em blocos operatórios e Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), não se reduz aos doentes infetados pelo novo coronavírus, sendo também útil no caso de outras doenças infeciosas.

Esta entrega de câmaras ao Santa Maria enquadra-se na iniciativa do movimento “Todos Por Quem Cuida” que já ofereceu cerca de 500 equipamentos a hospitais, públicos e privados, em todo o país. Esta é uma doação que resulta da conta criada pela Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e da sociedade civil e que dá suporte a este movimento solidário.

A anteceder o momento simbólico da oferta dos equipamentos, os dois representantes máximos da Ordem dos Médicos e dos Farmacêuticos reuniram com a administração do Hospital de Santa Maria. Miguel Guimarães aproveitou a ocasião não só para enquadrar a iniciativa “Todos Por Quem Cuida” mas também para auscultar como tem sido o desempenho, e as dificuldades sentidas nesta unidade hospitalar, em tempos de pandemia.