“Todos por quem cuida” cofinanciou nova Unidade de Cuidados Intensivos de doenças infecciosas do São João

A Unidade de Cuidados Intensivos do Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), que sofreu obras de remodelação avaliadas em 500 mil euros, foi inaugurada no dia 14 de setembro.

A obra foi cofinanciada pela conta solidária “Todos Por Quem Cuida”, uma iniciativa criada durante a pandemia pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos – com o apoio da Apifarma e de outras instituições da sociedade civil. A Associação Empresarial de Portugal foi também cofinanciadora deste projeto no CHUSJ.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, esteve presente na inauguração, onde explicou que o “projeto foi da iniciativa de um conjunto de pessoas e instituições que fizeram aquilo que era importante que fosse feito mais vezes, isto é, que a própria sociedade civil, as empresas e quem pode de alguma forma contribuir fosse ajudando a causa pública como acontece em vários países”.

A unidade passa agora a dispor de quatro quartos, com circuitos independentes e com segurança máxima para doenças emergentes. O médico infecciologista e agora responsável pelo centro académico clínico do hospital, António Sarmento, sublinhou que estes quartos são fundamentais, não só devido à Covid-19, mas para os doentes que precisam de cuidados intensivos e de um isolamento estrito, como o caso do Ébola ou da febre hemorrágica”.