Tiroglobulina sérica na avaliação inicial da doença nodular da tiróide com o objetivo de diagnosticar os tumores malignos

Recomendação

Escolha não solicitar o doseamento da tiroglobulina sérica na avaliação inicial da doença nodular da tiróide com o objetivo de diagnosticar os tumores malignos.

Justificação

A tiroglobulina sérica é um marcador tumoral muito importante no seguimento dos doentes operados por carcinoma diferenciado da tiróide de origem folicular. Em indivíduos não submetidos a tiroidectomia as concentrações séricas da tiroglobulina encontram-se frequentemente aumentadas em muitas doenças benignas da tiróide apresentando, por vezes, valores muito elevados. Por este motivo, o doseamento da tiroglobulina é um marcador inespecífico de patologia tiroideia não podendo contribuir para a determinação da natureza dos nódulos (benigna ou maligna) e, portanto, não deve ser pedido com essa finalidade.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Haugen BR, Alexander EK, Bible KC, Doherty GM, Mandel SJ, Nikiforov YE, Pacini F, Randolph GW, Sawka AM, Schlumberger M, et al. 2015 American Thyroid Association management guidelines for adult patients with thyroid nodules and differentiated thyroid cancer: the American Thyroid Association Guidelines Task Force on Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer. Thyroid 2016;26:1–133.
  • Spencer CA. Assay of Thyroid Hormones and Related Substances. In: Feingold KR, Anawalt B, Boyce A, Chrousos G, Dungan K, Grossman A, Hershman JM, Kaltsas G, Koch C, Kopp P, Korbonits M, McLachlan R, Morley JE, New M, Perreault L, Purnell J, Rebar R, Singer F, Trence DL, Vinik A, Wilson DP, editors. Fonte Endotext [Internet]. South Dartmouth (MA): MDText.com, Inc.; 2017 Feb 20.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos

Colégio da Especialidade de Endocrinologia e Nutrição da Ordem dos Médicos

Uma recomendação subscrita por:

Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal