Testes prick (picada) cutâneos ou a pesquisa de IgE específicas (como o RAST) no sangue para a avaliação de rotina do eczema ou dermatite

Recomendação

Escolha não indicar testes prick (picada) cutâneos ou a pesquisa de IgE específicas (como o RAST) no sangue para a avaliação de rotina do eczema ou dermatite.

Justificação

A maioria dos eczemas ou estados inflamatórios da pele não são causadas por reações alérgicas e estes testes detetam apenas sensibilizações ou reações de tipo imediato (tipo I). Quando se suspeita que um eczema é causado pelo contacto com uma substância externa, o melhor exame de diagnóstico é o denominado teste epicutâneo (patch) que coloca a pele do doente em contato com os constituintes de produtos suspeitos. O mecanismo imunológico destes produtos é geralmente retardado (tipo IV) e não imediato.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Nosbaum A, Hennino A, Berard F, Nicolas JF. Patch testing in atopic dermatitis patients. Eur J Dermatol. 2010;20(5):563-6

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Dermatologia da Ordem dos Médicos