Testes diagnósticos na avaliação de alergias

Recomendação

Escolha não realizar testes diagnósticos sem benefício comprovado na avaliação de alergias, como o doseamento de imunoglobulina G (IgG) ou de uma bateria indiscriminada de imunoglobulina E (IgE) específicas.

Justificação

Para um diagnóstico correto de alergia e posterior tratamento são necessários testes (cutâneos ou sanguíneos), selecionados com base na história clínica do doente. A realização de testes de utilidade não comprovada pode conduzir a diagnósticos e tratamentos inadequados.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Cox L, Williams PB, Sicherer S, Oppenheimer J, Sher L, Hamilton R et al. Pearls and pitfalls of allergy diagnostic testing: report from the American College of Allergy, Asthma and Immunology/ American Academy of Allergy, Asthma & Immunology Specific IgE Test Task Force. Ann All Asthma Immunol 2008; 101:580–92.
  • Bernstein IL, Li JT, Bernstein DI, Hamilton R, Spector SL, Tan R et al. Allergy diagnostic testing: an updated practice parameter. Ann Allergy Asthma Immunol. 2008; 100 (3 Suppl 3):S1-148.
  • Shah R, Greenberger PA. Chapter 29: Unproved and controversial methods and theories in allergy-immunology. Allergy Asthma Proc. 2012; 33 Suppl 1: 100-102.
  • Hammond C, Lieberman JA. Unproven Diagnostic Tests for Food Allergy. Immunol Allergy Clin North Am. 2018; 38(1):153-163.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Imunoalergologia da Ordem dos Médicos