Terapêutica antifúngica oral por suspeita de fungos nas unhas

Recomendação

Escolha não prescrever terapêutica antifúngica oral por suspeita de fungos nas unhas sem a confirmação de infeção fúngica, sobretudo numa criança.

Justificação

Aproximadamente metade das unhas distróficas não são causadas por infeção fúngica, percentagem que aumenta na criança. Outras causas, tais como distrofia congénita, psoríase das unhas e tumores subungueais devem ser excluídas. Ao fazê-lo, evitamos a exposição do doente a potenciais efeitos adversos sistémicos dos fármacos.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Gupta AK, Versteeg SG, Shear NH. Onychomycosis in the 21st Century: An Update on Diagnosis, Epidemiology, and Treatment. J Cutan Med Surg 2017;21(6):525-539
  • Gupta AK, Mays RR, Versteeg SG, Shear NH, Friedlander SF. Onychomycosis in children: Safety and efficacy of antifungal agents. Pediatr Dermatol 2018[Epub ahead of print]

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Dermatologia da Ordem dos Médicos