TC ou RM por cefaleias de tensão ou migraine

Recomendação

Escolha não realizar TC ou RM por cefaleias de tensão ou migraine.

Justificação

Perante o diagnóstico de cefaleia de tensão ou migraine, e sem outras alterações relevantes na história clínica ou no exame neurológico, a possibilidade de encontrar uma lesão séria na tomografia computorizada (TC) ou na ressonância magnética (RM) é mínima. A TC ou a RM justificam-se apenas na presença de sinais de alarme que sugiram uma cefaleia secundária: cefaleia de novo ou modificação do padrão habitual das cefaleias; cefaleia explosiva (intensa e de início súbito); cefaleia com aura atípica; aura sem cefaleia ou cefaleia sem história prévia de aura; cefaleia de novo em doente com mais de 50 anos; cefaleia de agravamento progressivo; cefaleia posicional; cefaleia associada a sinais neurológicos ou febre inexplicada; e cefaleia em doente com imunodeficiência por VIH ou história de cancro.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Becker WJ, et al. Guideline for primary care management of headache in adults. Can Fam Physician. 2015 Aug;61(8):670-9.
  • Elliot S, et al. Why do GPs with a special interest in headache investigate headache presentations with neuroradiology and what do they find? J Headache Pain. 2011 Dec;12(6):625-8.
  • Howard L, et al. Are investigations anxiolytic or anxiogenic? A randomised controlled trial of neuroimaging to provide reassurance in chronic daily headache. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2005 Nov;76(11):1558-64.
  • Princípios europeus da abordagem das cefaleias comuns nos cuidados de saúde primários. Sociedade Portuguesa de Cefaleias. 2010

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Neurorradiologia da Ordem dos Médicos