Suspender inibidor da bomba de protões (IBP) após 2 meses em doentes com doença de refluxo gastro-esofágico (DRGE)

Recomendação

Escolha suspender inibidor da bomba de protões (IBP) após 2 meses em doentes com doença de refluxo gastro-esofágico (DRGE) sem esofagite ou com esofagite grau A, após aconselhamento de modificações de estilo de vida; caso não seja possível, escolha manter o utente sob a dose mínima eficaz.

Justificação

Em doentes com DRGE não erosiva ou com esofagite grau A, recomenda-se inicialmente terapêutica com IBP dose standard durante 2 meses bem como modificações do estilo de vida (evitar decúbito após refeições, perda ponderal, elevação da cabeceira da cama, evicção de alimentos precipitantes).

Após os 2 meses deverá suspender-se a terapêutica, não havendo indicação para reavaliação endoscópica nos casos de DRGE não erosiva ou com esofagite grau A. Caso haja recorrência dos sintomas com impacto na qualidade de vida, deverá manter-se terapêutica antissecretora na dose mínima eficaz. No caso de sintomas ligeiros ocasionais, devem-se preferir antiácidos on demand.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Guidelines for the Diagnosis and Management of Gastroesophageal Reflux Disease. Philip O. Katz , Lauren B. Gerson and Marcelo F. Vela
    Am J Gastroenterol 2013; 108:308–328; doi:10.1038/ajg.2012.444

Uma recomendação de: