Serologias de ANA específicos na ausência de positividade para anticorpos antinucleares

Recomendação

Na ausência de positividade para anticorpos antinucleares (ANA), escolha não pedir serologias de ANA específicos (também conhecido como perfil ANA, em que se inclui anti DNA, Sm, SSA, SSB, RNP, Scl70, centrómero).

Justificação

As exceções são o anti SSA, que pode surgir isoladamente positivo em alguns doentes com lúpus eritematoso sistémico ou síndrome de Sjögren e o anti Jo1, que pode surgir isoladamente positivo em algumas formas de miosite.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

• Yazdany J et al. Arthritis Care Res (Hoboken). 2013; 65:329-39.
  • Kavanaugh AJ et al. Arch Pathol Lab Med. 2010; 124:71-81.
  • Tozzoli R et al. Am J Clin Pathol. 2002; 117:316-24.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Reumatologia da Ordem dos Médicos