Riscos de substituição da prescrição médica

Conselho Nacional Executivo

Riscos de substituição da prescrição médica

A Ordem dos Médicos (OM) tomou conhecimento de uma posição do Bloco de Esquerda que defende a prescrição por denominação comum internacional (DCI), associada à possibilidade de substituição da receita médica por parte do sector do comércio de medicamentos.

Estranha a OM que uma tomada de posição desta natureza seja protagonizada por um deputado que é médico e que, enquanto tal, conhece os riscos para a saúde pública que uma medida de tal teor acarretaria.

A OM, em nome dos médicos portugueses, garante todo o empenho destes na procura de soluções que permitam, neste momento difícil que o país atravessa, a poupança do Estado e dos portugueses, onde tal seja possível.

Tais medidas não poderão, em circunstância alguma, pôr em causa a qualidade e segurança, por muito que tal agradasse a alguns sectores.

O Presidente da Ordem dos Médicos,

Dr. Pedro M. H. Nunes