Reunião anual celebra a ciência baseada na transparência e credibilidade

O dia 25 de outubro foi a data escolhida para a realização conjunta da 3ª reunião anual do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), 8ª reunião anual da Cochrane Portugal (CP) e 4ª reunião anual do Choosing Wisely Portugal (CWP). Em comum aos três, o trabalho desenvolvido por António Vaz Carneiro, respetivamente como presidente da direção do ISBE, diretor da Cochrane Portugal e presidente do Conselho Nacional para a Formação Profissional Contínua da Ordem dos Médicos, órgão consultivo através do qual coordena o programa Choosing Wisely Portugal.

O encontro decorreu na Ordem dos Médicos e contou com a presença do bastonário na sessão de abertura. Miguel Guimarães fez questão de realçar não só os problemas e desafios, mas também as oportunidades que a pandemia nos trouxe, referindo-se “especificamente à dimensão científica, com o mundo inteiro convergindo para a ideia de que só a ciência pode fornecer soluções reais para os principais problemas de saúde”. Com essa ideia em mente, a Ordem dos Médicos “continuou a investir na ciência” fazendo recomendações públicas, promovendo prémios de investigação ou colaborando com outras entidades para a obtenção de soluções para as necessidades do país, nomeadamente a criação do “primeiro ventilador europeu certificado para unidades de cuidados intensivos”. Quanto aos problemas, Miguel Guimarães manifestou a sua apreensão perante os impactos negativos da concentração no combate à COVID-19 e alertou que “é fundamental promover um plano estratégico de recuperação desses dois anos de perdas com grande impacto em áreas como oncologia, doenças infeciosas, diabetes ou no combate ao acidente vascular cerebral”, reforçou o bastonário da OM.

António Vaz Carneiro enquadrou o encontro defendendo que com a pandemia “muito vai mudar” e considerando que existe a “obrigação académica de gerar informação baseada na evidência”. Em breves intervenções, a diretora da Faculdade de Farmácia de Lisboa, Maria Beatriz da Silva Lima, também se centrou na equação “desafios Vs oportunidades” enquanto que o diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, Fausto Pinto, manifestou o seu “total apoio” ao trabalho desenvolvido por António Vaz Carneiro na defesa de uma medicina cada vez mais e melhor baseada em evidência científica de valor comprovado.

As sessões que se seguiram ficaram a cargo de Karla Soares-Weiser, Editor in Chief da Cochrane Library, Eduardo Franco, Professor and Chair, Department of Oncology, and Director, Division of Cancer Epidemiology na McGill University (Montreal, Canada) e John Ioannidis, Professor of Medicine, of Epidemiology and Population Health, and (by courtesy) of Biomedical Data Science and of Statistics na Stanford University (EUA). estes oradores abordaram temas tão relevantes como a qualidade das revisões sistemáticas e dos estudos científicos, a importância da possibilidade de reproduzir métodos, resultados e inferências para assegurar a sua credibilidade. Os vários intervenientes foram unânimes na defesa da transparência como “norma”, quer na investigação quer na publicação científicas, nomeadamente para evitar o crescimento de edições predatórias. Em todas as intervenções se defendeu a missão de disponibilização de informação com qualidade científica.

A assistir ao encontro, cerca de uma centena de pessoas, entre as quais muitos representantes dos Colégios da Especialidade da OM, das Sociedades Científicas e Associações de Doentes além dos presidentes do Conselho Regional do Sul da OM, Alexandre Valentim Lourenço, do Conselho Regional do Centro da OM, Carlos Diogo Cortes, e, em representação do presidente do Conselho Regional do Norte, a secretária desse conselho, Lurdes Gandra.