Repouso no leito em grávidas com gravidez gemelar, restrição do crescimento fetal, antecedentes de aborto, risco de parto pré-termo ou doença hipertensiva.

Recomendação

Escolha não recomendar repouso no leito, por rotina, em grávidas com gravidez gemelar, restrição do crescimento fetal, antecedentes de aborto, risco de parto pré-termo ou doença hipertensiva.

Justificação

A evidência científica não demonstrou melhoria dos resultados obstétricos com o repouso no leito ou a restrição da atividade física. Estas recomendações têm um impacto desfavorável, aumentando o risco tromboembólico e favorecendo a atrofia muscular.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Mc Call CA, Grimes DA, Lyerly AD. “Therapeutic” bed rest in pregnancy: unhethical and unsupported by data. Obstet Gynecol. 2013;121:1305-8
  • Grobman WA,Gilbert SA, Iams JD, spongCY, et al. Activity restriction among women with a short cervix. Obstet Gynecol. 2013;121:1181-6
  • Brennan MC, Moore LE. Pulmonary embolism and amniotic fluid embolism in pregnancy. Obstet Gynecol Clin north am. 2013; 40:27-35