+351 21 842 71 00

Renovação de cédulas profissionais

Caro Colega: nesta página encontra a forma de aceder à aplicação de renovação da sua Cédula Profissional.
Se pretender de imediato iniciar o procedimento de renovação utilize esta ligação: Pedido de renovação de cédula

Se não conseguir de imediato proceder à renovação continue a avaliar informação que se segue.

Antes de efetuar o acesso não se esqueça de verificar se o seu computador tem:

  • O sistema operativo atualizado;
  • O middleware 5.2.2 instalado;
  • O JAVA instalado;
  • Um leitor de cartões.

Também necessita de saber o seu PIN, pelo que, se precisar voltar a solicitar esses dados, por favor consulte as indicações presentes na secção instruções para recuperação de PIN e PUK perdidos que encontra mais a baixo.

De modo a iniciar o processo, por favor introduza a Cédula Profissional com o Certificado Digital Qualificado que pretende renovar no seu leitor de cartões e aceda ao link – Pedido de renovação da Cédula

Caso não consiga, por favor consulte este manual com instruções passo a passo – Manual – Passo a Passo

Se necessitar instalar o middleware pode efetuar o respetivo download nos links que indicamos a baixo na secção Download do Middleware; Se estiver a utilizar o Mozilla Firefox não se esqueça que tem que instalar um ficheiro adicional conforme as explicações que encontra na secção dedicada ao middleware.

No caso de ainda ter alguma dúvida, pode consultar AQUI as respostas a perguntas frequentemente colocadas durante este processo de renovação:

Quando posso proceder à renovação da minha cédula profissional?

Deve solicitar a renovação da sua cédula nos 3 meses anteriores ao término da validade, que consta na frente do seu cartão.

Como posso fazer a renovação da cédula profissional?

Para renovar a sua cédula profissional deve-o fazer preferencialmente por via eletrónica, através do link https://www.multicert.com/3ws/cdqqp-om, e seguir as indicações aí existentes.

O que necessito ter no computador para iniciar o processo?

É necessário um leitor de cartões e o Middleware da Cédula Profissional instalado no computador.

Onde posso adquirir o programa?

O programa está disponível livre de encargos, podendo efetuar o download em https://goo.gl/osqbzY.

Como proceder com a fotografia presente no cartão, posso atualizá-la?

A fotografia constante no seu atual cartão será utilizada na renovação. A alteração da fotografia só pode ser feita, de momento, presencialmente na sua secção Regional.

E a assinatura manuscrita que deve estar presente na nova Cédulas?

A assinatura que forneceu no ato de solicitação da primeira Cédula será utilizada automaticamente no processo de renovação, de acordo com todos os quesitos legais para o efeito.

Porque vou ter que usar a cédula profissional antiga no processo de renovação?

Legalmente a Assinatura Digital Qualificada substitui a assinatura manuscrita, no que diz respeito aos documentos informáticos. Só deste modo é que se pode efetuar o pedido de renovação online, per- mitindo ao médico evitar uma deslocação à Ordem dos Médicos para o efeito.

Posso renovar a minha cédula profissional com o cartão de cidadão?

Não. Apenas pode renovar a sua cédula profissional utilizando uma cédula profissional válida com o respetivo Certificado Digital Qualificado ainda válido.

Como posso renovar a minha cédula se esta já terminou a validade?

Caso o prazo de validade da sua cédula profissional já tenha terminado, terá de contatar a sua Secção Regional ou Sub-regional para o efeito.

Posso pedir a renovação junto dos serviços da Ordem mesmo tendo uma cédula válida?

Sim. No entanto, não é recomendável que o faça, uma vez que o processo não será automático e como tal será consideravelmente mais demorado.

O processo de pedir a renovação online está lento. É normal?

Durante a leitura dos dados do certificado digital da sua cédula o sistema pode tornar-se mais lento. Este procedimento é normal pelo que deve aguardar.

O PIN vai ser o mesmo da cédula anterior?

Não, a cédula ao ser renovada vai ter um novo certificado digital qualificado e um novo PIN.

Posso continuar a usar a minha cédula enquanto não recebo a nova?

Sim, enquanto o certificado digital qualificado estiver dentro do prazo de validade.

Posso alterar o número de telemóvel para receber o PIN?

Sim, ao fazer o pedido de renovação ser-lhe-á pedido que indique o número de telemóvel, para onde serão enviados os códigos relativos ao seu Certificado Digital Qualificado.

Posso alterar o email?

Sim, ao fazer o pedido de renovação ser-lhe-á pedido que indique o seu endereço de email.

Alterei o nome, a nova cédula já vai ter essa alteração?

A forma de alterar essa informação na Cédula Profissional deve ser efetuada presencialmente nos serviços da Ordem dos Médicos, fazendo prova da alteração. Só após ser atualizada a informação é que se deverá proceder ao pedido de renovação de cédula.

Em caso de ter nova especialidade o que devo fazer?

Caso tenha uma nova especialidade que não conste no formulário eletrónico deve proceder à sua atualização e confirmação pelos serviços da Ordem e nessa altura proceder ao pedido de renovação presencial.

Como vou receber a cédula?

Ao estar finalizada os serviços irão contactá-lo e informar que a cédula se encontra disponível para entrega, dando a opção de entrega presencial ou envio para a morada que indicar.

Quanto tempo decorre entre o meu pedido e o receber a minha cédula?

No pedido eletrónico de renovação de cédula está previsto 15 dias para a sua produção. Na fase inicial, em que são estimadas muitas renovações este período pode ser mais demorado.

Já fiz um pedido manual recentemente e ainda não recebi o cartão. Posso renovar eletronicamente a minha cédula?

Não. Os pedidos presenciais de renovação são mais lentos e caso haja duplicação de pedidos o tempo de produção aumenta significativamente e os mecanismos de controlo de produção podem parar a emissão do processo normal.

Posso realizar este processo através de um dispositivo móvel (tablet, telemóvel)?

De momento não é possível realizar o processo de renovação através de dispositivos móveis.

Existe algum sistema de marcações prévias que possa utilizar, caso pretenda tratar de algum as- sunto relacionado com a minha renovação de cédulas?

Em caso de dúvidas contacte a sua Secção Regional ou Sub-regional.

Para onde devo telefonar para tirar dúvidas?

Em caso de dúvidas contacte a sua Secção Regional ou Sub-regional.

Se não conseguir fazer a renovação por via eletrónica o que devo fazer?

Deverá certificar-se que a sua Cédula (com um Certificado Digital Qualificado válido) está presente no leitor de cartões e o Middleware da Cédula Profissional instalado no computador.

Se mesmo assim não o conseguir fazer por favor contacte a sua Secção Regional ou Sub-regional de modo a tentar obter ajuda.
Se após todos estes passos não for possível efetuar o pedido online deverá efetuar um agendamento presencial.

Se tiver dificuldades no processo eletrónico de solicitação da renovação da Cédula Profissional o que devo fazer?

Por favor contacte a sua Secção Regional ou Sub-regional de modo a tentar obter ajuda.

O Middleware funciona em sistemas Mac?

Sim, o middleware atual é compatível com o macOS.

Quanto custa renovar a minha cédula?

A renovação da cédula é gratuita para o Médico.

Download do Middleware

Para a utilização de todas as funcionalidades da cédula profissional, obtenha o software adequado para essa interação, fazendo o download através dos links que disponibilizamos aqui e siga as instruções que serão transmitidas.

Ver mais

Software para interacção com o novo cartão da OM

Link para descarregar as versões mais recentes do middleware para interface com a Cédula Profissional da Ordem dos Médicos:

Secção Regional do Norte: http://nortemedico.pt/nova-cedula-profissional
Secção Regional do Sul: http://www.omsul.pt/tabid/242/Default.aspx
Secção Regional do Centro: http://omcentro.com/p/nova-cedula-profissional

NOTA: Previamente à instalação desta versão, deverá ser removida do sistema qualquer versão anterior que esteja instalada. Caso, após leitura de todos os documentos que disponibilizamos (FAQs, Manuel e instruções do software) subsistirem dúvidas ou dificuldades, para assuntos relacionados com a cédula profissional, por favor, contacte a Seção Regional onde se encontra inscrito.

Instruções para recuperação de PIN e PUK perdidos

Saber como recuperar

Recuperação de PIN e PUK

 

É possível reaver o PIN e PUK original (PIN ADMIN) associados ao Certificado Digital Qualificado presentes na Cédula Profissional da Ordem os Médicos.

Para tal existem duas páginas de reenvio de credenciais que deverão ser utilizadas em alternativa consoante a data de emissão do certificado digital.

 

Assim, para certificados emitidos até ao dia 26 de Maio de 2015:

 

A página a utilizar deverá ser: https://pki.multicert.com/recuperacao

 

De salientar que o Número de Identificação solicitado na página referida é o número de inscrição na Ordem dos Médicos, em formato de 6 dígitos, i.e., se o número de inscrição for 38311 o número a indicar neste campo será 038311.

 

Para os certificados emitidos a partir de 27 de Maio de 2015

 

A página a utilizar deverá ser: https://pki.multicert.com/recuperapin

A Referência consiste num código associado ao Certificado Digital Qualificado, presente no SMS original. Não o possuindo, poderão obter o mesmo contactando os Serviços Administrativos da Ordem dos Médicos.

 

Número de Identificação solicitado na página referida mantém os mesmos requisitos, consistindo no número de inscrição na Ordem dos Médicos, em formato de 6 dígitos, i.e., se o número de inscrição for 38311 o número a indicar neste campo será 038311.

 

Em qualquer dos casos o PIN ou PUK (PIN Administrativo) só serão enviados num prazo aproximado de 48h após o pedido e verificação de boa cobrança por parte da Multicert da taxa administrativa que essa entidade aplica aos pedidos de reenvio. Para esclarecimentos adicionais quanto ao processo de recuperação, contactar a Multicert: +351 217 123 010 | +351 223 391 810