Rede de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica recebe máscaras

Movimento Todos Por Quem Cuida, criado pelas Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos com o apoio da APIFARMA e da sociedade civil, após um repto lançado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, doou máscaras, honrando o importante trabalho que tem sido feito em nome da igualdade.

A pandemia da COVID-19 trouxe desafios a todos os setores da sociedade. Além das preocupações diretas com a saúde e com a economia, esta emergência de saúde pública acarretou uma necessidade de isolamento social, com impacto negativo nos grupos mais vulneráveis, nomeadamente no que diz respeito à violência doméstica.

Com o objetivo de ajudar todos os que estão nas várias linhas da frente, o Movimento Todos Por Quem Cuida decidiu, após um repto lançado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, apoiar a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, através da doação de máscaras, num total de 5200 unidades.

“A conta solidária criada pela Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos pretendeu sempre responder a um repto da sociedade civil de chegarmos a todos os que precisam, e não apenas aos profissionais de saúde que estão nos centros de saúde e hospitais”, explica a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins.

“Este contributo para a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica é também uma forma de reconhecimento do trabalho extraordinário que tem sido feito na proteção das vítimas de violência doméstica e uma forma de alertar para a importância de estarmos todos atentos a esta realidade, ainda mais numa altura como a da COVID-19, com tanto impacto a nível psicológico, social e económico”, reforça o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

A iniciativa “Todos Por Quem Cuida” foi criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e de outras instituições da sociedade civil, e consiste numa conta solidária para apoiar todos os profissionais que estão na linha da frente a combater a COVID-19.

Os contributos podem realizar-se através de Transferência Bancária para a Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida”, que tem os seguintes dados:

• Conta CGD número 0646 017662 930

• IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21

• NIB 0035 0646 00017662 930 21

Informação Adicional, Vídeos e Testemunhos em:

ordemdosmedicos/todosporquemcuida.pt

todosporquemcuida.pt